Ossos do pé

Os ossos do pé podem ser classificados em três grupos: ossos tarsais, metatarsais e falanges. Esses ossos ajudam na sustentação do nosso corpo e no equilíbrio.
Representação digital dos ossos do pé de uma pessoa caminhando na grama.

Os ossos do pé formam a extremidade dos membros inferiores e totalizam 26 ossos. Esses ossos são curtos e articulados, incuindo os tarsais (calcâneo, tálus, navicular, cuboide, cuneiforme medial, cuneiforme intermédio e cuneiforme lateral), ossos longos chamados de metatarsais e as falanges, que formam os dedos.

Assim como ocorre com os ossos da mão, cada dedo do pé é composto por três falanges, exceto o primeiro dedo do pé (hálux), que é formado por dois ossos.

Leia também: Tecido ósseo — um dos pricipais componentes do esqueleto humano

Resumo sobre ossos do pé

  • Os ossos do pé formam a extremidade esquelética dos membros inferiores.

  • Os pés atuam na nossa locomoção e equilíbrio e são formados por 26 ossos.

  • Os ossos do pé podem ser classificados em três grupos: ossos tarsais, metatarsais e falanges.

  • São ossos tarsais o tálus, calcâneo, cuboide, navicular, cuneiforme medial, cuneiforme intermédio e cuneiforme lateral.

  • Em cada pé existem cinco ossos metatarsais.

  • Cada dedo é formado por três ossos, com exceção do hálux.

Quantos e quais são os ossos do pé?

Os pés são estruturas que correspondem à extremidade dos membros inferiores. Essas estruturas são extremamente importantes, pois atuam como base de suporte para o nosso copo, sendo essenciais para nossa locomoção e também para o equilíbrio. Cada pé é constituído por 26 ossos, que podem ser classificados em três grupos: ossos tarsais, metatarsais e falanges.

Nomes dos ossos do pé

Observe o nome dos ossos que formam o pé.

Ossos tarsais

Os ossos tarsais ou ossos do tarso correspondem a ossos que lembram os pequenos ossos cárpicos que formam o punho. São ossos tarsais:

  • tálus;

  • calcâneo;

  • cuboide;

  • navicular;

  • cuneiforme medial;

  • cuneiforme intermédio;

  • cuneiforme lateral.

Os ossos tarsais estão dispostos em duas fileiras, sendo a fileira proximal constituída pelos ossos tálus e calcâneo e a distal formada pelos ossos navicular, cuboide e ossos cuneiformes. O osso calcâneo destaca-se como o maior dos ossos tarsais e é o responsável por formar o calcanhar.

Ossos metatarsais

Os ossos metatarsais ou ossos do metatarso se destacam por serem ossos longos que possuem base, corpo e cabeça. No total, existem cinco ossos do metatarso, os quais formam a região mediana do pé. Vale salientar que o primeiro metatársico é maior que os outros, sendo esse tamanho relacionado com o suporte do corpo.

Falanges

As falanges do pé, assim como as falanges da mão, formam os dedos, sendo possível observar três falanges (proximal, média e distal) em cada dedo, com exceção do dedo hálux. O hálux, o primeiro dedo, é formado por duas falanges, uma proximal e outra distal. Assim sendo, em cada pé observamos a presença de 14 falanges.

Veja também: Medula espinhal qual a sua relação com a perda dos movimentos do corpo?

Articulações dos ossos do pé

Articulações são pontos de união entre dois ou mais ossos. No caso dos ossos do pé, podemos observar várias articulações. O tálus, por exemplo, é o único osso do tarso que se articula com os ossos da perna. Esse osso recebe o peso do corpo e o transfere para o calcâneo. Vale destacar que os ossos do tarso articulam-se entre si, formando as articulações intertarsais.

Os ossos metatarsais são ossos longos que possuem base, corpo e cabeça. As bases do primeiro, segundo e terceiro metatársicos se articulam com os três ossos cuneiformes. Já o quarto e quinto metatársicos se articulam com o cuboide. Essas articulações são denominadas tarsometatársicas.

A cabeça dos ossos metatarsais se articulam com a fileira proximal das falanges, formando articulações metatarsofalangeanas. As articulações entre as falanges são chamadas de interfalangeanas.

Por Vanessa Sardinha dos Santos