Tendão

Os tendões são formados por tecido conjuntivo denso modelado e ligam as extremidades dos músculos aos ossos. Possuem grande importância na realização de movimentos.
Os tendões são estruturas que ligam as extremidades dos músculos estriados aos ossos

Os tendões são estruturas alongadas e cilíndricas formadas por tecido conjuntivo denso modelado que ligam as extremidades dos músculos estriados aos ossos. Esse tipo de tecido é rico em fibras colágenas, o que confere aos tendões a cor branca e a resistência à tração, sendo de extrema importância para a realização de movimentos.

Os feixes de colágeno do tendão unem-se em feixes maiores e são envolvidos por tecido conjuntivo frouxo com vasos sanguíneos e nervos. Logo após são envolvidos por uma bainha de conjuntivo denso, que pode ser dividida em duas, sendo uma presa ao tendão e a outra ligada a estruturas adjacentes. Entre essas duas camadas, forma-se uma cavidade que contém um líquido lubrificante que facilita o deslizamento do tendão no interior da bainha. Esse líquido é constituído por água, proteínas, glicosaminoglicanos, glicoproteínas e íons. O acúmulo desse líquido nas bainhas pode causar inflamações.

Tendinite

A tendinite é a inflamação dos tendões. Pode acometer pessoas com idades avançadas ou jovens que realizam atividades de grande intensidade ou repetitivas. Muitas vezes a tendinite pode acompanhar uma inflamação da bainha, sendo chamada de tenossinovite.

Sintomas

Os principais sintomas são as dores na realização de um movimento ou ao toque. Pode-se observar também um inchaço em virtude do acúmulo de líquido nas bainhas e a inflamação.

Tratamento

O tratamento é realizado com a utilização de anti-inflamatórios não hormonais, compressas, repouso, exercícios de alongamento, calçados especiais e, em alguns casos, cirurgia.


Por Ma. Helivania Sardinha dos Santos

Por Helivania Sardinha dos Santos