A testosterona é um hormônio sexual esteroide conhecido como o hormônio masculino porque sua concentração é 10 vezes maior em homens do que em mulheres. Nos homens, ela é produzida por células intersticiais presentes nos túbulos seminíferos dos testículos, também conhecidas por células de Leydig; nas mulheres, ela é produzida pelos ovários.
→ Função da testosterona
A testosterona é o principal hormônio androgênio (hormônio sexual que provoca o crescimento dos órgãos sexuais masculinos e outras características masculinas) em mamíferos. Na espécie humana, ela é responsável pelo desenvolvimento das características sexuais primárias no embrião humano masculino, ou seja, os órgãos sexuais.
Na puberdade, a testosterona induz o desenvolvimento das características sexuais secundárias nos homens, como o tom de voz, o crescimento de pelos na face (barba), peito, axilas e púbis; desenvolvimento muscular e ósseo; além de uma maior agressividade.
→ Esteroides anabolizantes
Na medicina, são utilizadas substâncias conhecidas como esteroides anabolizantes no tratamento de doenças, em especial na reposição hormonal quando ocorre o deficit por causa de alguma patologia. Esses anabolizantes são semelhantes à testosterona. Como se sabe, a testosterona é um estimulante da síntese de proteínas, contribuindo para o aumento da massa muscular, além de influenciar a síntese de neurotransmissores relacionados com a contração muscular, o que leva a uma grande busca dessas substâncias por atletas.
No entanto, o uso desses esteroides anabolizantes sem um acompanhamento médico pode causar efeitos adversos, como:
-
Tremores;
-
Acne;
-
Aumento da pressão sanguínea;
-
Problemas nos rins;
-
Tumores no fígado;
-
Aumento do risco de ataque cardíaco;
-
Comportamentais: depressão e agressividade;
-
Na mulher: crescimento de pelos na face, diminuição dos seios, voz grossa, alteração no ciclo menstrual e aumento do clitóris;
-
No homem: calvície, desenvolvimento das mamas, atrofia dos testículos, aumento da próstata e infertilidade.
O uso de esteroides anabolizantes para fins estéticos ou para a prática esportiva é ilegal.
Por Ma. Helivania Sardinha dos Santos