Muitas moléculas orgânicas e outras substâncias particuladas não conseguem ser absorvidas pelas células atravessando a membrana plasmática, como acontece no processo de difusão. Assim, outros mecanismos são utilizados para que essas moléculas sejam absorvidas e eliminadas da célula. São eles: a endocitose e exocitose, respectivamente.
→ Endocitose: o processo de endocitose consiste na formação de vesículas pela invaginação da membrana plasmática para a absorção de moléculas orgânicas e outras substâncias particuladas. A vesícula formada pela membrana que contém a molécula absorvida desprende-se e leva a molécula para o meio intracelular. Um exemplo de endocitose no corpo humano é a absorção de colesterol para a síntese de membrana e outros esteroides. Existem três tipos de endocitose:
-
Fagocitose: absorção de partículas insolúveis;
-
Pinocitose: absorção de líquidos ou moléculas dissolvidas;
-
Endocitose mediada por receptor: tipo de pinocitose no qual a molécula a ser absorvida liga-se primeiramente a proteínas receptoras na membrana.
→ Exocitose: o processo de exocitose consiste na secreção de produtos para o exterior da célula por meio da fusão das vesículas formadas no interior da célula, que contêm os produtos, com a membrana plasmática. Quando a vesícula entra em contato com a membrana plasmática, as moléculas lipídicas, com o auxílio de proteínas específicas, são rearranjadas, e a vesícula passa a fazer parte da membrana, eliminando seus produtos para o meio extracelular. Um exemplo de exocitose é a secreção de hormônios por glândulas para a corrente sanguínea.
No processo de exocitose, a vesícula une-se à membrana para secretar seu produto para o meio extracelular
Por Ma. Helivania Sardinha dos Santos