Os gametas são células especializadas que, durante o processo de reprodução sexuada, transmitem os genes de uma geração para a seguinte. Os gametas estão presentes em todos os organismos que realizam a reprodução sexuada, como animais, algas, fungos e plantas.
Os gametas apresentam um único conjunto de cromossomos, metade da quantidade de cromossomos das outras células presentes no organismo, por isso são denominados de células haploides. Na espécie humana, o número haploide de cromossomos é 23. As demais células, denominadas de células somáticas, apresentam 46 cromossomos e são provenientes da união dos gametas paterno e materno.
Os gametas são formados por um processo denominado de gametogênese em órgãos chamados de gônadas.
Na espécie humana, os gametas são o ovócito secundário ou óvulo (gameta feminino) e espermatozoide (gameta masculino):
-
Ovócito secundário ou óvulo: célula grande, imóvel com a presença de material nutritivo. O processo de produção do ovócito secundário ou óvulo ocorre nos ovários e é denominado ovulogênese;
-
Espermatozoide: célula pequena, móvel e constituída por três partes: cabeça, peça intermediária e cauda. O processo de produção do espermatozoide ocorre nos testículos e é denominado de espermatogênese.
Em samambaias, os anterozoides são os gametas masculinos e móveis, e a oosfera é o gameta feminino e imóvel
Os gametas diferenciam-se nos diversos grupos de plantas. Em pteridófitas, como as samambaias, os anterídios produzem os anterozoides (gametas masculinos e móveis), e os arquegônios produzem as oosferas (gametas femininos e imóveis). As angiospermas (plantas com flores), como as roseiras, possuem anteras que produzem os grãos de pólen contendo os núcleos espermáticos (gametas masculinos) e o ovário que produz óvulos contendo as oosferas (gametas femininos).
Aproveite para conferir nossas videoaulas relacionadas ao assunto: