Celulite infecciosa é uma doença que ocorre como resultado da penetração de bactérias na pele do paciente, as quais podem entrar no organismo por meio de feridas, micoses e bolhas, por exemplo. A doença leva ao desenvolvimento de sintomas como vermelhidão, dor, inchaço e calor na pele. Alguns casos podem ser acompanhados de mal-estar, febre e tremores. Ao perceber alguns desses sintomas, o médico deverá ser consultado para a confirmação do diagnóstico, o qual é feito por meio da análise dos sintomas apresentados pelo paciente. Diante de um quadro de celulite infecciosa, deve-se iniciar o tratamento imediatamente, o qual se baseia no uso de antibióticos.
Leia também: O que é infecção?
Resumo sobre celulite infecciosa
-
A celulite infecciosa acomete as camadas mais profundas da pele.
-
É causada por bactérias.
-
As lesões causadas pela celulite infecciosa destacam-se por serem extremamente dolorosas.
-
A celulite infecciosa pode evoluir para um quadro de sepse.
-
Deve ser tratada com uso de antibióticos, os quais podem ser administrados oralmente ou de forma injetável.
-
Alguns casos necessitam de internação.
O que é celulite infecciosa?
Celulite infecciosa é uma inflamação que acomete as camadas mais profundas da pele e é resultado de uma infecção bacteriana. A doença acomete a derme profunda e o tecido subcutâneo e ocorre com maior frequência nos membros inferiores.
É importante destacar que a celulite infecciosa não se trata das famosas depressões que surgem na pele, em especial nas coxas e nádegas. Nesse caso, temos o que popularmente se conhece como celulite comum, um processo causado pelo acúmulo de gorduras sob a pele. No caso da celulite comum, o problema pode ser tratado com mudanças de hábitos de vida, como melhoria na alimentação e realização de exercícios físicos.
O que causa a celulite infecciosa?
Diferentes bactérias estão relacionadas com o desenvolvimento da celulite infecciosa, merecendo destaque as bactérias Staphylococcus aureus e estreptococos do grupo A. Essas bactérias podem entrar na pele do indivíduo por meio de cortes, feridas, bolhas e micoses.
Veja também: Doenças causadas por bactérias — exemplos e formas de tratamento
Sintomas da celulite infecciosa
A celulite infecciosa pode provocar sintomas como vermelhidão, dor, calor e inchaço no local. A lesão apresenta bordas mal delimitadas, não cresce centrifugamente e é extremamente dolorosa. Em algumas situações, observa-se a presença de bolhas ou necrose. Em casos mais graves, pode se observar ainda mal-estar e febre alta. Como esses sintomas podem surgir em outros tipos de doenças de pele, somente um médico está apto a diagnosticar um caso de celulite infecciosa.
Quais os riscos da celulite infecciosa?
A celulite infecciosa é um problema grave de saúde, e as bactérias causadoras da doença podem migrar pelo organismo, acometendo outros órgãos. Nesses casos, a doença pode evoluir para um quadro de sepse, também conhecido como infecção generalizada.
Tratamento da celulite infecciosa
A celulite infecciosa é uma infecção considerada grave e que necessita de tratamento imediato após a realização do diagnóstico, o qual se destaca por ser clínico. O tratamento da celulite infecciosa é medicamentoso, sendo necessário o uso de antibióticos. Antibióticos orais são usados em casos mais leves, e nos mais graves se recomenda a utilização de antibióticos injetáveis. Alguns pacientes necessitam de tratamento com internação.
Saiba mais: Por que é importante fazer o uso de antibióticos corretamente?
Prevenção da celulite infecciosa
A celulite infecciosa pode ser prevenida com ações como:
-
higienizar e tratar adequadamente qualquer ferida e corte na pele;
-
cuidar da higiene pessoal;
-
adotar medidas que previnam micoses;
-
hidratar a pele para prevenir rachaduras.