O que é ecossistema?

Ecossistema é um agrupamento de populações que interagem entre si em determinada região e com o meio.
Peixes nadando no fundo do mar, um exemplo de ecossistema.

Ecossistema é um conjunto formado pelos fatores bióticos e abióticos de um ambiente e as relações estabelecidas entre eles. O botânico Arthur George Tansley (1871-1955) foi pioneiro nos estudos da ecologia e também o primeiro a usar o termo ecossistema, enfatizando os fatores bióticos e abióticos.

Leia também: Diferença entre habitat e nicho ecológico

Resumo sobre ecossistema

  • Os ecossistemas podem ser terrestres ou aquáticos.
  • São compostos de fatores bióticos e fatores abióticos.
  • Sua composição é feita por organismos produtores, consumidores e decompositores.
  • Seus componentes interagem de forma dinâmica.
  • Ecossistema e bioma não são sinônimos.

Quais são os tipos de ecossistema?

Podemos classificar, de maneira geral, os ecossistemas em dois grandes grupos: os terrestres e os aquáticos. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um a seguir.

  • Ecossistemas terrestres

Agrupamentos biológicos compostos por organismos bióticos e abióticos em terra. Existem vários ecossistemas terrestres espalhados pelo planeta, como: florestas, savanas e desertos.

Diversos animais na savana africana, um exemplo de ecossistema terrestre.
  • Ecossistemas aquáticos

Comunidades biológicas compostas por fatores bióticos ou abióticos na água. Dentro delas ainda há a divisão em comunidades aquáticas de água doce e comunidades aquáticas de água salgada. Fazem parte desses ecossistemas os mares, oceanos, rios e riachos.

Grupo de piranhas no rio Amazonas, um exemplo de ecossistema aquático.

É importante saber que ambos os ecossistemas são essenciais para a manutenção da vida do planeta, e a preservação deles deve ocorrer para que não haja prejuízo a nenhuma das espécies existentes no planeta.

Componentes do ecossistema

Os ecossistemas são compostos de fatores bióticos e fatores abióticos.

  • Fatores bióticos: são todos os seres vivos, independentemente da parte da cadeia em que eles se encontram, podendo ser produtores, consumidores ou decompositores.
  • Fatores abióticos: são tudo do ambiente que fornece condições de vida, ou seja: a água, o Sol, o solo, a umidade, a temperatura, entre outros.

Tanto os componentes bióticos quanto os abióticos são de extrema importância para caracterizar os ecossistemas existentes em nosso planeta.

Leia também: Desequilíbrio ambiental — por que esse é um grave problema para o planeta?

Características do ecossistema

As características dos ecossistemas são pontos distintos que cada ecossistema possui. É com base nelas que é possível se ter uma compreensão ecológica de todo o planeta. A seguir, você conhecerá algumas dessas características.

  • Biodiversidade: cada ecossistema possui espécies vegetais e animais específicas. Mesmo que haja grande diversidade, o ecossistema se adapta para manter-se em equilíbrio. Para saber mais sobre a biodiversidade, clique aqui.
  • Sucessão ecológica: processo pelo qual um ecossistema se desenvolve e se transforma após uma situação adversa, por exemplo, uma erupção vulcânica. Durante esse processo, ocorre uma mudança gradual na estrutura e nas espécies que habitam aquele ecossistema. Para saber mais sobre a sucessão ecológica, clique aqui.
  • Fluxo de energia: para que ocorra o funcionamento correto dos ecossistemas, a energia é um ponto fundamental, pois os organismos precisam dela para sobreviver.

Funcionamento do ecossistema

Nos ecossistemas, os seus componentes interagem de forma dinâmica entre si por meio das chamadas relações tróficas, que podem ser cadeias ou teias alimentares.

A cadeia alimentar representa, de maneira geral, a sequência em que a energia será transmitida de um organismo a outro. Já a teia alimentar é quando duas ou mais cadeias interagem entre si. Para entender melhor a diferença entre cadeia e teia alimentar, clique aqui.

Ecossistemas brasileiros

O Brasil é um país imenso, tanto em espaço territorial como em variedade de sua fauna, flora, clima, entre outros aspectos. Vejamos, a seguir, os principais ecossistemas brasileiros.

  • Amazônia: é o maior ecossistema brasileiro, possui uma grande diversidade, tanto de flora quanto de fauna. Esse ecossistema ocupa cerca de 60% do nosso país.
  • Cerrado: ocupa o segundo lugar no quesito extensão territorial, só perde para a Amazônia.
  • Caatinga: está em grande parte da região Nordeste do nosso país. Em geral, sua fauna e sua flora são bem adaptadas ao clima seco e quente dessa região.
  • Mata Atlântica: é o ecossistema mais referido quando o assunto é preservação. Em nosso país, ele abrange a costa leste, nordeste, sudeste e sul.
  • Pantanal: é considerado o menor bioma brasileiro, com cerca de 250 km² de extensão, e abrange cerca de 1,76% do território nacional. Em contrapartida, ele é tido como a maior planície inundada do mundo.
  • Manguezal: é considerado um ecossistema de transição, pois ocorre onde há encontro da água doce com água salgada, nas regiões tropicais e subtropicais do planeta.
  • Mata dos Cocais: é considerada um ecossistema de transição entre a Floresta Amazônica e a Caatinga.
A Caatinga é um ecossistema exclusivamente brasileiro.

Diferenças entre ecossistema e bioma

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), considera-se bioma como o conjunto de vida (vegetal e animal) definido pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, resultando em uma diversidade biológica própria. Quando comparamos bioma com ecossistema, percebemos que o termo bioma está mais relacionado ao espaço físico.

Já o ecossistema é a relação dos fatores bióticos e abióticos de forma independente do tamanho do espaço geográfico. Nesse caso, um copo de água pode ser considerado um ecossistema se tiver agrupamentos de micro-organismos interagindo com o meio; porém esse mesmo copo não pode ser considerado um bioma.

Fontes:

AMBRÓSIA, Maria. Biologia contextualizada 1. 2 ed. Recife: Sucesso Sistema de Ensino, 2021, p. 131-137.

ANKER, Peder. The context of ecosystem theory. Ecosystems, 5 (7): 611-613, 2002. 

CAPRA, Fritjof. Ecologia Profunda – Um Novo Paradigma. In: A teia da vida: uma nova compreensão dos sistemas vivos. Tradução de Newton Roberval Einchemberg. São Paulo: Cultrix, 2006.

Por Lorena Aguiar da Silva
Artigos Relacionados