Evolução

A evolução é a chave para entendermos a história da vida no nosso planeta, uma vez que é através dela que compreendemos as modificações de formas de vida no decorrer do tempo.
Os fósseis, sem sombra de dúvidas, são umas das principais evidências da evolução

A Evolução é uma das partes mais importantes da Biologia. Segundo Stephen Jay Gould,de todos os conceitos fundamentais nas ciências da vida, a evolução é o mais importante e também o mais mal compreendido”. É através do estudo dessa área que conseguimos entender como as formas de vida encontradas na Terra atualmente estão aqui e que processos elas sofreram durante o tempo, fornecendo-nos, assim, a história da vida no planeta.

A evolução biológica pode ser definida como as modificações nos organismos através do tempo. Segundo essa teoria, todos os organismos apresentam um ancestral comum e todas as espécies hoje existentes são resultados de contínuos processos de mudanças. Admite-se, portanto, que todas as espécies não são fixas e estão em constante modificação.

Dentre as pioneiras e mais conhecidas ideias evolucionistas, destacaram-se as propostas por Lamarck e Darwin. A teoria de Lamarck baseava-se em dois pontos principais: a transmissão dos caracteres adquiridos e a lei do uso e desuso. Segundo esse naturalista, estruturas utilizadas com frequência desenvolvem-se e aquelas que não são utilizadas atrofiam-se. O pesquisador também afirmava que aquelas características adquiridas durante a vida eram passadas para os descendentes. Esse foi o ponto principal para a queda de sua hipótese.

Darwin, por sua vez, propôs uma teoria em que a base era a ancestralidade comum e a seleção natural. Segundo Darwin, os organismos mais aptos a viver em um determinado ambiente sobrevivem e, com isso, têm mais chances de reproduzir-se e transmitir suas características aos seus descendentes. Sendo assim, o ambiente seleciona o mais adaptado.

Como a teoria de Darwin foi proposta quando os conhecimentos em Genética eram inexistentes, muitos pontos ficaram sem explicação. O principal deles era como essas características eram transmitidas. Após o entendimento de mecanismos genéticos, tais como recombinação gênica e mutação, a teoria de Darwin foi aperfeiçoada e surgiu o Neodarwinismo ou Teoria Moderna da Evolução.

Diante da importância de entender a Evolução e os mecanismos que atuam nesse processo, separamos uma seção destinada exclusivamente a esse tema. Aqui você encontrará as principais teorias evolutivas, conhecerá os fatores que confirmam a evolução, além das novidades e avanços no conhecimento evolutivo.

Bons estudos!


Aproveite para conferir as nossas videoaulas sobre o assunto: