A Escherichia coli é uma bactéria gram-negativa pertencente à família Enterobacteriaceae. É comumente utilizada em estudos de Biologia Molecular. Essa bactéria vive no intestino de muitos animais, inclusive do homem, sem lhes causar qualquer prejuízo. Todavia, algumas estirpes são prejudiciais e causam várias patologias.
→ Doenças causadas pela Escherichia coli
Dentre as patologias causadas por essas estirpes, podemos destacar diarreias de várias intensidades, podendo levar até mesmo à morte, causadas por bactérias enteropatogênicas. Em pacientes internados, a Escherichia coli é a segunda maior causadora de diarreia infantil, principalmente em países que apresentam um saneamento básico precário. Em primeiro lugar, está o rotavírus.
A Escherichia coli também é bastante associada a infecções do trato urinário. Trata-se das bactérias uropatogênicas. Essas bactérias foram encontradas com frequência em amostras coletadas em mulheres e crianças.
→ Sintomas de contaminação por Escherichia coli
Os principais sintomas causados após a contaminação por Escherichia coli são:
-
Diarreia aquosa
-
Desidratação
-
Infecção do trato urinário
-
Meningite
→ Profilaxia
As principais medidas de prevenção contra as doenças causadas por Escherichia coli estão relacionadas a uma boa estrutura sanitária, sendo necessária a realização de tratamento de água e esgoto. É necessária também uma boa higiene pessoal, como lavar sempre as mãos antes de preparar os alimentos e se alimentar.
→ Tratamento
Ao surgirem os sintomas, um médico deverá ser procurado para encaminhar a melhor forma de tratamento. Em casos de diarreia, é essencial iniciar de imediato uma reidratação. Quando o tratamento não é realizado de forma adequada, essas patologias podem desencadear processos mais graves, podendo levar à morte.