Os animais pinípedes são mamíferos aquáticos que vivem nos oceanos e costas, principalmente de ambientes polares e temperados. Pertencem à ordem Carnivora – alimentam-se principalmente de peixes – e subordem Pinnipedia. São ainda distribuídos em três famílias:
-
Otariidae: lobos e leões-marinhos;
-
Odobenidae: morsas;
-
Phocidae: focas.
Odobenus rosmarus é a única espécie pertencente à família Odobenidae
Características gerais
-
Apresentam corpo coberto por pelos;
-
Algumas espécies apresentam caninos que formam presas de até 90 cm de comprimento;
-
Machos geralmente são maiores que as fêmeas;
-
O organismo desses animais apresenta características que mostram que eles são muito bem adaptados ao ambiente aquático, como corpo fusiforme e pernas em forma de remo para a natação.
É importante destacar também algumas características que os permitem ser excelentes mergulhadores, como a concentração de mioglobina nos músculos esqueléticos, atuando como fonte de oxigênio, e a alta concentração de oxigênio no sangue, que pode chegar até a 90%.
Ocorrência no Brasil
Há registros de apenas sete espécies desse grupo na costa brasileira: leão-marinho-do-sul (Otaria flavescens), lobo-marinho-do-sul (Arctophoca australis), lobo-marinho-antártico (Arctophoca gazella), lobo-marinho-subantártico (Arctophoca tropicalis), foca-caranguejeira (Lobodon carcinophagus), foca-leopardo (Hydrurga leptonyx) e elefante-marinho-do-sul (Mirounga leonina). Essas espécies geralmente frequentam a costa brasileira durante o inverno.
O elefante-marinho-do-sul é uma das sete espécies de pinípedes encontradas na costa brasileira
Por Ma. Helivania Sardinha dos Santos