Cinco sentidos
Os cinco sentidos humanos, responsáveis pela captação de informações do meio, são a visão, audição, paladar, olfato e tato.
PUBLICIDADE
Os humanos possuem cinco sentidos tradicionalmente conhecidos: visão, audição, paladar, olfato e tato. São eles que permitem a captação de imagens, sons, sabores, odores e toques, garantindo uma percepção de todo o ambiente, o que nos possibilita meios para sobreviver ao ambiente.
Receptores sensoriais
Os sentidos são fundamentais para compreendermos tudo o que acontece no ambiente. Para captar essas informações, o organismo conta com receptores sensoriais, que recebem o estímulo e transformam-no em impulsos nervosos, que serão interpretados pelo sistema nervoso.
De acordo com o estímulo que são capazes de perceber, os receptores podem ser classificados em:
- Quimiorreceptores: Captam estímulos químicos.
- Fotorreceptores: Percebem estímulos luminosos.
- Mecanorreceptores: Captam estímulos de movimento, pressão e som. Nesse último caso, os receptores podem ser chamados de fonorreceptores.
Os cinco sentidos
→ VISÃO
A visão é o sentido responsável por captar o estímulo luminoso e promover a percepção de imagens. O órgão responsável por receber esse estímulo é o olho, que possui células fotossensíveis na retina.
As células fotorreceptoras do olho humano são chamadas de cones e bastonetes. Esses últimos encontram-se em maior quantidade que os cones e são responsáveis pela percepção das formas. Os cones, por sua vez, relacionam-se com a percepção de cores.
→ AUDIÇÃO
A audição é o sentido responsável por perceber as ondas sonoras e possibilitar a compreensão dos sons ao redor. O órgão responsável por esse sentido é a orelha, que pode ser dividida em orelha externa, média e interna.
Na orelha interna, estão localizadas os mecanorreceptores responsáveis pela audição. Eles estão localizados mais precisamente na cóclea, uma estrutura em forma de espiral também chamada de caracol.
→ PALADAR
O paladar é o sentido responsável por perceber os sabores básicos dos alimentos. Como ele está intimamente relacionado com o olfato, quando estamos gripados, os gostos não são tão acentuados.
A percepção dos sabores é possível graças à presença das papilas gustativas, estruturas que contêm em seu interior células sensoriais quimiorreceptoras. As papilas estão distribuídas principalmente na língua, mas podem ser encontradas no palato, faringe, epiglote e laringe.
→ OLFATO
O olfato é o sentido responsável pela captação das partículas presentes no ar. É por meio desse sentido que conseguimos sentir os cheiros no ambiente. Alguns autores estimam que o ser humano seja capaz de diferenciar cerca de 10 mil odores.
O órgão responsável pelo olfato é o nariz, e os quimiorreceptores responsáveis por captar as partículas estão localizados no alto da cavidade nasal. A região onde estão localizados os receptores é denominada de epitélio olfatório.
→ TATO
O tato é o sentido responsável por captar estímulos táteis, sentir pressão, dor e até mesmo perceber as diferentes variações de temperatura. Os variados mecanorreceptores responsáveis por esse sentido estão distribuídos ao longo da pele, mucosas e em algumas vísceras. Como exemplo desses receptores, podemos citar os corpúsculos de Pacini, de Meissner e Ruffini.
Por Ma. Vanessa dos Santos
Aproveite para conferir nossas videoaulas relacionadas ao assunto: