Insulina

A insulina atua na síntese de glicogênio no fígado e nos músculos, reduzindo a quantidade de glicose no sangue. Esse hormônio age também no crescimento e diferenciação celular.

Por Helivania Sardinha dos Santos

A insulina é produzida no pâncreas e lançada na corrente sanguínea para controlar os níveis de glicose
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A insulina, descoberta em 1921 pelo médico russo Nicolae Paulescu (1869-1931), é um hormônio produzido nas células β das ilhotas pancreáticas, ou ilhotas de Langerhans, presentes no pâncreas. Essa estrutura é uma glândula mista, cuja parte endócrina produz a insulina, e a exócrina produz o suco pancreático.

Ao ser sintetizada, a insulina fica armazenada em grânulos, e sua secreção é mediada pelo aumento principalmente dos níveis de glicose no sangue, o que ocorre geralmente após as refeições. Alguns hormônios, como a gastrina, e o sistema nervoso também podem atuar estimulando a secreção da insulina.

→ Funções da insulina

A insulina, entre suas várias funções, promove a síntese e a degradação de proteínas. Além disso, esse hormônio age principalmente na manutenção do equilíbrio da glicose no organismo, seja impedindo a sua produção pelo fígado, seja aumentando a sua absorção por células, sobretudo as musculares e adiposas. Sua ação no fígado ocorre por meio da síntese de glicogênio a partir da glicose, do bloqueio da gliconeogênese (transformação de aminoácidos e lipídios em glicose) e da glicogenólise, que é a transformação do glicogênio em glicose.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A glicose é um dos principais carboidratos, pois é fonte de energia para todos os seres vivos. No entanto, o aumento da sua concentração no sangue pode desencadear diversas doenças, como obesidade e diabetes mellitus.

A insulina é utilizada no tratamento do diabetes mellitus, principalmente do tipo I, que é uma doença caracterizada pela destruição das células β das ilhotas pancreáticas. A administração de insulina faz-se necessária, pois, com a destruição das células β, o organismo torna-se incapaz de produzi-la ou produz esse hormônio em quantidades insuficientes para o seu bom funcionamento.


Por Ma. Helivania Sardinha dos Santos

Dentre as opções, qual não corresponde às funções da membrana plasmática? Ícone de indicação de resposta incorreta Oops! Resposta incorreta. Resposta correta: Ícone de indicação de resposta correta Parabéns! Resposta correta.
A Delimitar a célula, separando o meio interno do externo
B Coordenar a síntese e o agrupamento das microfibrilas em células vegetais
C Produzir RNA a através da transcrição
Ver resposta