Ossos do pé

Os ossos do pé podem ser classificados em três grupos: ossos tarsais, metatarsais e falanges. Esses ossos ajudam na sustentação do nosso corpo e no equilíbrio.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Representação digital dos ossos do pé de uma pessoa caminhando na grama.
Os ossos do pé ajudam na sustentação, locomoção e equilíbrio do nosso corpo.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Os ossos do pé formam a extremidade dos membros inferiores e totalizam 26 ossos. Esses ossos são curtos e articulados, incuindo os tarsais (calcâneo, tálus, navicular, cuboide, cuneiforme medial, cuneiforme intermédio e cuneiforme lateral), ossos longos chamados de metatarsais e as falanges, que formam os dedos.

Assim como ocorre com os ossos da mão, cada dedo do pé é composto por três falanges, exceto o primeiro dedo do pé (hálux), que é formado por dois ossos.

Leia também: Tecido ósseo — um dos pricipais componentes do esqueleto humano

Resumo sobre ossos do pé

  • Os ossos do pé formam a extremidade esquelética dos membros inferiores.

  • Os pés atuam na nossa locomoção e equilíbrio e são formados por 26 ossos.

  • Os ossos do pé podem ser classificados em três grupos: ossos tarsais, metatarsais e falanges.

  • São ossos tarsais o tálus, calcâneo, cuboide, navicular, cuneiforme medial, cuneiforme intermédio e cuneiforme lateral.

  • Em cada pé existem cinco ossos metatarsais.

  • Cada dedo é formado por três ossos, com exceção do hálux.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quantos e quais são os ossos do pé?

Os pés são estruturas que correspondem à extremidade dos membros inferiores. Essas estruturas são extremamente importantes, pois atuam como base de suporte para o nosso copo, sendo essenciais para nossa locomoção e também para o equilíbrio. Cada pé é constituído por 26 ossos, que podem ser classificados em três grupos: ossos tarsais, metatarsais e falanges.

Nomes dos ossos do pé

Ilustração dos ossos do pé com os nomes correspondentes a eles.
Observe o nome dos ossos que formam o pé.

Ossos tarsais

Os ossos tarsais ou ossos do tarso correspondem a ossos que lembram os pequenos ossos cárpicos que formam o punho. São ossos tarsais:

  • tálus;

  • calcâneo;

  • cuboide;

  • navicular;

  • cuneiforme medial;

  • cuneiforme intermédio;

  • cuneiforme lateral.

Os ossos tarsais estão dispostos em duas fileiras, sendo a fileira proximal constituída pelos ossos tálus e calcâneo e a distal formada pelos ossos navicular, cuboide e ossos cuneiformes. O osso calcâneo destaca-se como o maior dos ossos tarsais e é o responsável por formar o calcanhar.

Ossos metatarsais

Os ossos metatarsais ou ossos do metatarso se destacam por serem ossos longos que possuem base, corpo e cabeça. No total, existem cinco ossos do metatarso, os quais formam a região mediana do pé. Vale salientar que o primeiro metatársico é maior que os outros, sendo esse tamanho relacionado com o suporte do corpo.

Falanges

As falanges do pé, assim como as falanges da mão, formam os dedos, sendo possível observar três falanges (proximal, média e distal) em cada dedo, com exceção do dedo hálux. O hálux, o primeiro dedo, é formado por duas falanges, uma proximal e outra distal. Assim sendo, em cada pé observamos a presença de 14 falanges.

Veja também: Medula espinhal qual a sua relação com a perda dos movimentos do corpo?

Articulações dos ossos do pé

Articulações são pontos de união entre dois ou mais ossos. No caso dos ossos do pé, podemos observar várias articulações. O tálus, por exemplo, é o único osso do tarso que se articula com os ossos da perna. Esse osso recebe o peso do corpo e o transfere para o calcâneo. Vale destacar que os ossos do tarso articulam-se entre si, formando as articulações intertarsais.

Os ossos metatarsais são ossos longos que possuem base, corpo e cabeça. As bases do primeiro, segundo e terceiro metatársicos se articulam com os três ossos cuneiformes. Já o quarto e quinto metatársicos se articulam com o cuboide. Essas articulações são denominadas tarsometatársicas.

A cabeça dos ossos metatarsais se articulam com a fileira proximal das falanges, formando articulações metatarsofalangeanas. As articulações entre as falanges são chamadas de interfalangeanas.

Dentre as opções, qual não corresponde às funções da membrana plasmática? Ícone de indicação de resposta incorreta Oops! Resposta incorreta. Resposta correta: Ícone de indicação de resposta correta Parabéns! Resposta correta.
A Delimitar a célula, separando o meio interno do externo
B Coordenar a síntese e o agrupamento das microfibrilas em células vegetais
C Produzir RNA a através da transcrição
Ver resposta