A Amazônia é o maior bioma brasileiro e é conhecida mundialmente em virtude de sua grande biodiversidade e por nela estar presente a Floresta Amazônica. Esse bioma apresenta uma grande heterogeneidade florística, contendo espécies com importância alimentícia, medicinal, entre outras.
Além disso, esse bioma atua também na regulação do clima, sendo de grande importância para todo o mundo. A seguir, falaremos mais sobre esse bioma, suas características, espécies que nele habitam, a sua importância e também as ameaças sofridas pela ação do homem.
Características gerais da Amazônia
A Amazônia é o maior bioma brasileiro. Ela está localizada na Região Norte do Brasil e ocupa uma área de mais de 4.000.000 km², cerca de um terço da área total do país. No entanto, ele não está presente apenas no território brasileiro, podendo ser encontrado também na Colômbia, Equador, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela, ocupando, assim, uma área total de cerca de 5.500.000 km².
O clima nessa região é o equatorial, que é quente e úmido. Na porção brasileira, a temperatura varia entre 25ºC e 29ºC. O solo é rico e apresenta grande ciclagem de nutrientes, no entanto, a redução da cobertura vegetal pelas ações antrópicas gera grandes impactos.
Uma das principais características do bioma é a presença de uma imensa área ocupada por floresta ombrófila densa (ombrófila, do grego “amiga da água”). Essa floresta pode pode apresentar algumas variações marcantes, sendo então denominada de:
-
Mata de igapó: passa a maior parte do ano inundada com as águas provenientes dos rios de águas negras e transparentes. Nessa região, encontram-se muitas plantas adaptadas para viver em ambientes alagados.
-
Mata de várzea: essa região também é afetada pelas inundações periódicas, mas as águas são provenientes de rios de águas brancas. Pode abrigar solo fértil, pois, com a elevação dos níveis dos rios, pode ocorrer o acúmulo de sedimentos ricos em nutrientes.
-
Mata de terra firme: diferentemente das demais regiões, não é afetada da mesma forma pelas enchentes, já que se encontra em áreas mais elevadas.
Leia também: O que é fauna e flora?
Bacia Amazônica
Na Amazônia, encontra-se a maior bacia hidrográfica do planeta. A Bacia Amazônica apresenta cerca de 7.000.000 km² com 1.100 afluentes. Seu principal rio é o Amazonas, que lança ao mar cerca de 175 milhões de litros d'água por segundo. Os rios da Amazônia apresentam características distintas. Há rios que apresentam águas claras, como o Rio Xingu, mas também há os rios de águas negras ou pretas, como o Rio Negro, e rios de águas brancas, como o Solimões.
Os rios de águas pretas apresentam essa coloração devido à grande quantidade de ácidos húmicos na água. Já os rios de águas brancas apresentam alta turbidez, decorrente, principalmente, de processos erosivos. Os rios de águas claras apresentam baixa turbidez. Os rios da Amazônia escoam 20% da água doce do mundo.
Biodiversidade na Amazônia
A Amazônia é umas das regiões do mundo de maior biodiversidade, servindo de habitat para inúmeras espécies de animais e vegetais.
-
Flora amazônica
A flora amazônica é extremamente diversificada, apresentando cerca de 40.000 espécies de plantas. Essas espécies são de extrema importância, não apenas para o equilíbrio do ecossistema, mas também pelo seu valor econômico, sendo utilizadas, por exemplo, na alimentação e fabricação de medicamentos. São exemplos de plantas pertencentes à flora amazônica: andiroba, bacuri, castanheira, açaí, seringueira, entre outras.
-
Fauna amazônica
Assim como a flora, a fauna da Amazônia também é bastante diversificada, apresentando cerca de 1.300 espécies de aves, 3 mil espécies de peixes, 427 espécies de anfíbios, 378 espécies de répteis e mais de 300 espécies de mamíferos. São exemplos de animais pertencentes à fauna amazônica: o peixe-boi-da-amazônia, boto-vermelho (ou cor-de-rosa), lontra, ariranha, entre outros.
A ariranha é um animal encontrado na Amazônia que se encontra em perigo de extinção. Conheça outros animais em risco lendo nosso texto: Animais ameaçados de extinção.
Veja também: Animais carnívoros – quais são e hábitos
Importância da Amazônia
A Amazônia atua na regulação climática, tendo influência direta sobre os regimes de chuva no continente. Em virtude da evapotranspiração (soma da evaporação da água pela superfície do solo com a transpiração das plantas), o ar em movimento mantém-se úmido, direcionando as chuvas para o interior do continente.
A Amazônia atua também na retenção de carbono atmosférico, por meio da absorção desse gás pelas plantas, contribuindo assim com a diminuição da quantidade de dióxido de carbono que é lançado na atmosfera. Além disso, é importante destacar a importância da Amazônia para os povos que dependem unicamente dela para tirar todo o seu sustento, como os povos indígenas, as populações ribeirinhas, entre outros.
Acesse também: Poluição atmosférica: quais são os tipos?
Ameaças à Amazônia
Embora apresente uma importância a nível mundial, a Amazônia sofre constantes ameaças em razão das ações antrópicas, a saber:
-
Queimadas;
-
Desmatamento, seja para extração de madeira, seja para a abertura de áreas para a agropecuária;
-
Construção de obras de infraestrutura, como as hidrelétricas.
Mediante a importância desse bioma e todo o processo de destruição que vem sofrendo, foi estabelecido o dia 05 de setembro como o Dia da Amazônia. Essa data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância desse bioma para todo o mundo e a necessidade de sua preservação.