O que são seres vivos?

Os seres vivos são constituídos por células, necessitam de energia para realizar metabolismo, respondem a estímulos, apresentam material genético, reproduzem-se e evoluem.

Por Helivania Sardinha dos Santos

Alguns exemplos de seres vivos
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Estima-se que a vida na Terra começou há cerca de 3,5 bilhões de anos, provavelmente com as cianobactérias. Mas o que são seres vivos?

Podemos definir os seres vivos pela presença de alguns atributos indispensáveis:

1. São constituídos por células;

As células são as unidades estruturais e funcionais dos seres vivos. Eles podem ser constituídos por apenas uma célula (unicelulares) ou por várias (pluricelulares). Existem apenas dois tipos básicos de células: as procariontes e as eucariontes.

2. Requerem energia para realizar seu metabolismo;

As células são consideradas unidades funcionais, pois nelas ocorre uma série de reações químicas indispensáveis para a sobrevivência dos organismos. Esse conjunto de reações é chamado de metabolismo. A regulação dessas reações é essencial para que o organismo responda de forma rápida e eficaz às mudanças ambientais e fisiológicas.

Existem dois tipos de reações metabólicas:

- Catabólicas (ou de degradação): liberam energia decompondo moléculas complexas em simples. Exemplo: Respiração celular.

A energia liberada nessas reações são essenciais para a realização de trabalho na célula, como os movimentos celulares.

- Anabólicas (ou de síntese): consomem energia para transformar moléculas simples em compostas. Exemplo: Síntese de proteínas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

3. Respondem a estímulos;

Tanto animais como plantas são sensíveis às informações recebidas do meio e reagem a elas. Por exemplo: Plantas crescem em direção à luz (fototropismo).

4. Apresentam material genético;

Todos os seres vivos apresentam como material genético o DNA (ácido desoxirribonucleico). O DNA carrega as informações que programam todas as atividades celulares e são transmitidos para as próximas gerações na forma de genes.

5. Reproduzem-se;

Os seres vivos são capazes de dar origem a novos seres. Isso ocorre pelo processo de reprodução. Existem dois tipos de reprodução:

- Reprodução sexuada: com envolvimento de gametas e, consequentemente, apresenta variabilidade genética;

- Reprodução assexuada: sem o envolvimento de gametas.

6. Evoluem.

A evolução dos seres vivos é consequência do acúmulo de mudanças que ocorrem nos organismos ao longo de gerações. Quando essas mudanças favorecem à sobrevivência do indivíduo, elas são selecionadas pelo mecanismo de seleção natural e transmitidas aos seus descendentes.

Como os vírus não são constituídos por células e não apresentam metabolismo próprio, necessitando instalar-se em um organismo vivo para reproduzir-se, muitos autores não os consideram como seres vivos.


Por Ma. Helivania Sardinha dos Santos

Dentre as opções, qual não corresponde às funções da membrana plasmática? Ícone de indicação de resposta incorreta Oops! Resposta incorreta. Resposta correta: Ícone de indicação de resposta correta Parabéns! Resposta correta.
A Delimitar a célula, separando o meio interno do externo
B Coordenar a síntese e o agrupamento das microfibrilas em células vegetais
C Produzir RNA a através da transcrição
Ver resposta