Citoesqueleto

O citoesqueleto é uma rede de fibras proteicas presente no citoplasma das células. É responsável, entre outras funções, pela manutenção da forma da célula.
Imprimir
Texto:
A+
A-

O citoesqueleto é uma rede de fibras presente no citoplasma das células. Nas células eucarióticas, o citoesqueleto é constituído por microtúbulos, filamentos de actina e filamentos intermediários. Em células procarióticas, pode ser observada uma rede de fibras que se assemelha ao citoesqueleto das células eucarióticas. Dentre as funções do citoesqueleto, podemos destacar a sustentação da célula e a manutenção de sua forma.

Veja também: Diferenças entre as células animais e vegetais

O que é o citoesqueleto?

O citoesqueleto é uma rede de fibras proteicas localizada no citoplasma das células. As fibras que compõem o citoesqueleto de células eucarióticas são os microtúbulos, filamentos de actina, também chamados de microfilamentos, e filamentos intermediários.

A presença de proteínas estruturais no citoesqueleto está associada, por exemplo, à manutenção da forma das células. Já a presença de proteínas motoras está associada aos diversos tipos de movimentos que ocorrem na célula.

O citoesqueleto é uma estrutura dinâmica, sendo mantido por interações fracas, o que permite que se decomponha em uma região da célula e reestruture-se em outra. Por serem constituídos por subunidades pequenas, o seu processo de associação e distribuição ocorre de maneira rápida.

O citoesqueleto está presente no citoplasma e está relacionado, por exemplo, com os movimentos que ocorrem na célula.
O citoesqueleto está presente no citoplasma e está relacionado, por exemplo, com os movimentos que ocorrem na célula.

Função do citoesqueleto

O citoesqueleto apresenta inúmeras funções dentro da célula, tais como:

  • Manutenção da forma da célula, principalmente em células que não apresentam parede celular (células animais);

  • Suporte mecânico da célula;

  • Manipulação da membrana, como na formação de vacúolos alimentares;

  • Movimento da célula (movimento ameboide);

  • Formação de cílios e flagelos;

  • Formação do fuso mitótico;

  • Movimento de organelas e vesículas no interior da célula.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Composição do citoesqueleto

O citoesqueleto é constituído por microtúbulos, filamentos de actina e filamentos intermediários.
O citoesqueleto é constituído por microtúbulos, filamentos de actina e filamentos intermediários.

O citoesqueleto é formado por microtúbulos, filamentos de actina e filamentos intermediários:

  • Microtúbulos: são constituídos por moléculas da proteína α e β tubulina e formam tubos longos e ocos medindo cerca de 25 nm de diâmetro. Os microtúbulos são estruturas dinâmicas, estando em constante montagem e desmontagem de sua estrutura. Estão presentes no citoplasma e em prolongamentos celulares, como cílios e flagelos. Entre as funções dos microtúbulos, podemos citar a manutenção da célula, formação do fuso mitótico, formação e movimentação de cílios e flagelos e o movimento das organelas celulares e dos cromossomos durante o processo de mitose.

  • Filamentos de actina: também chamados de microfilamentos, são constituídos por actina, formando espirais que medem cerca de 7 nm de diâmetro. Dentre as funções desses filamentos, destacamos a manutenção, bem como a alteração da forma da célula, movimentação da célula (movimento ameboide) e, no citoplasma (células vegetais), contração e divisão celular.

  • Filamentos intermediários: medindo entre 8 nm e 12 nm de diâmetro, são constituídos por mais de 50 tipos diferentes de proteínas, como a queratina e a desmina. Esses filamentos são menos dinâmicos que os demais, não são encontrados em todas as células eucarióticas e estão relacionados com a manutenção da forma da célula, formação da lâmina nuclear (revestem a membrana nuclear internamente e ancoram cromossomos e poros nucleares) e ancoragem de diversas organelas no citoplasma da célula.

Leia também: Diferença entre mitose e meiose

Citoesqueleto das células vegetais

O citoesqueleto das células vegetais é constituído por uma rede tridimensional de fibras proteicas. As fibras presentes no citoesqueleto dessas células são os microtúbulos e filamentos de actina, podendo estar presente também o filamento intermediário, no entanto, sua estrutura e função nessa célula são pouco conhecidas.

O citoesqueleto nas células vegetais está relacionado a processos como:

  • Movimentação das organelas pelo citoplasma;

  • Divisão celular;

  • Crescimento celular;

  • Diferenciação celular.