Os cloroplastos são organelas celulares que fazem parte de um grupo conhecido como plastídios, componentes típicos de uma célula vegetal. Formados a partir do proplastídio (organela pequena e sem cor) na presença de luz, os cloroplastos são encontrados em plantas e também em algas e apresentam grande quantidade do pigmento verde denominado clorofila.
→ Estrutura de um Cloroplasto
Assim como todos os plastídios, os cloroplastos são organelas formadas por uma dupla membrana, as quais estão separadas por um espaço intermembranas. Sua forma, nas plantas, é discoide e apresenta cerca de 4 a 6 micrômetros de diâmetro.
Internamente, apresenta o estroma, uma matriz relativamente homogênea na qual se encontra um sistema elaborado de tilacoides (estruturas que se assemelham a pequenos sacos achatados), que, por sua vez, podem formar pilhas que recebem o nome de granum. O conjunto de várias pilhas recebe o nome de grana. Os tilacoides do grana são interligados aos tilacoides que atravessam o estroma. Vale destacar ainda que as membranas dos tilacoides apresentam carotenoides e clorofilas, além de transportadores de elétrons e o complexo ATP-sintase, o que demonstra sua importância no processo de fotossíntese.
Nos cloroplastos, destaca-se também a presença de grãos de amido e pequenas gotículas lipídicas envoltas por proteínas. Além disso, o cloroplasto apresenta DNA circular próprio, o que evidencia a teoria do seu surgimento por endossimbiose.
→ Funções dos Cloroplastos
Os cloroplastos são organelas celulares responsáveis, principalmente, pelo processo de fotossíntese. Entretanto, eles também são responsáveis por outras importantes ações, como a síntese de aminoácidos, ácidos graxos e metabólitos secundários, além de servir como local de armazenamento temporário do amido quando a planta está realizando fotossíntese.
→ Os cloroplastos são organelas semiautônomas
Os cloroplastos são organelas que apresentam as características necessárias para produzir alguns de seus próprios polipéptidos. São considerados semiautônomos porque sintetizam parte das proteínas, mas a grande maioria é codificada graças ao DNA nuclear.
CURIOSIDADE: Você sabia que, em uma única célula do parênquima clorofiliano de uma folha, é possível achar cerca de 50 cloroplastos?
Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada: