Osmose

O processo de osmose ocorre quando a água sai do meio menos concentrado para o meio mais concentrado como uma forma de uniformizar as concentrações.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

A osmose é o movimento da água do meio menos concentrado para o mais concentrado
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Osmose é um fenômeno natural em que se observa a passagem de água por meio de uma membrana semipermeável de um meio menos concentrado (hipotônico) para o meio mais concentrado (hipertônico). Nesse caso, a osmose tende a uniformizar a concentração nos dois locais separados pela membrana por meio da difusão apenas do solvente. Quando ocorre movimentação do soluto, essa é extremamente pequena.

O que são meios hipotônicos e hipertônicos?

Para compreender plenamente o conceito de osmose, é fundamental ter em mente o que são meios hipotônicos e meios hipertônicos. Essas definições podem ser aplicadas quando comparamos uma solução à outra analisando a quantidade de soluto (substância que se dissolve no solvente) e de solvente (substância capaz de dissolver outra).

Diz-se que uma solução é hipertônica quando ela apresenta mais soluto que outra solução. Uma solução hipotônica, por sua vez, é aquela que apresenta uma quantidade menor de soluto e maior de solvente quando comparada à outra. Existe ainda a solução isotônica, quando a quantidade de soluto e solvente é igual nas soluções analisadas.

No caso da osmose, a água sempre se move da direção onde ela se apresenta em maior quantidade para aquela onde a quantidade de soluto é maior. Assim sendo, a água move-se do meio hipotônico para o meio hipertônico.

A osmose em célula vegetal

A osmose ocorre em vários tipos celulares, como a célula vegetal. Observe o esquema abaixo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Observe a osmose ocorrendo na célula vegetal
Observe a osmose ocorrendo na célula vegetal

Quando a célula foi colocada em um meio isotônico, permaneceu sem alteração, uma vez que a quantidade de água que entrou e saiu foi praticamente a mesma. Quando colocamos a célula no meio hipotônico, a água entrou de maneira exagerada na célula, acumulando-se em grande quantidade no vacúolo. Quando essa célula foi para o meio hipertônico, ocorreu o contrário, a água saiu em grande quantidade, causando, inclusive, a retração do volume da célula, um processo denominado de plasmólise.

A osmose em células vegetais pode ser observada no nosso dia a dia. Ao fazer uma salada, por exemplo, na presença de sal, as folhas murcham. Isso ocorre porque, ao colocar sal nas folhas, a água sai por osmose para o meio hipertônico, em uma tentativa de deixar o meio isotônico.

Curiosidade: Protozoários de água doce possuem o citoplasma hipertônico quando comparado ao meio externo. Isso causa uma entrada contínua de água para o interior do seu corpo. Para contornar o problema, eles possuem os chamados vacúolos pulsáteis, que eliminam de tempos em tempos a água em excesso em seu corpo.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Dentre as opções, qual não corresponde às funções da membrana plasmática? Ícone de indicação de resposta incorreta Oops! Resposta incorreta. Resposta correta: Ícone de indicação de resposta correta Parabéns! Resposta correta.
A Delimitar a célula, separando o meio interno do externo
B Coordenar a síntese e o agrupamento das microfibrilas em células vegetais
C Produzir RNA a através da transcrição
Ver resposta