Floema

O floema, ou líber, é o conjunto formado por tecidos e vasos que conduzem substâncias orgânicas produzidas nas folhas para toda a planta.

Por Helivania Sardinha dos Santos

O floema é constituído por tecidos e vasos que conduzem a seiva elaborada das folhas para toda a planta
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O floema, ou líber, é o conjunto formado por tecidos e vasos, denominados de vasos liberianos, que conduzem as substâncias orgânicas produzidas nas folhas para toda a planta e, por isso, está presente em todo seu organismo. Em raízes primárias, cordões de floema alternam-se com cordões de xilema. Em raízes secundárias, essa estrutura localiza-se externamente ao xilema.

Constituição do floema

O floema primário é constituído por elementos celulares provenientes da atividade do procâmbio. O floema secundário constitui-se de elementos celulares provenientes da atividade do câmbio.

Os diversos tipos celulares que compõem o floema são:

  • Elementos crivados: são as principais células condutoras do floema. Eles são constituídos por células crivadas e elementos de tubo crivado. Uma das principais características desse tipo celular é a presença de área crivada na parede, o que permite a interconexão dos protoplastos. Apresentam também protoplasto vivo e degeneração do núcleo na maturidade;

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Células parenquimáticas: apresentam a função de armazenamento de sustâncias;

  • Células companheiras: células especializadas associadas ao elemento de tubo crivado. Acredita-se que essas células comandem as atividades dos elementos de tubo crivado, além de desempenharem também uma função na distribuição dos assimilados do elemento de tubo crivado;

  • Células albuminosas: células especializadas associadas às células crivadas presentes em gimnospermas (que não apresentam células companheiras), cuja função acredita-se ser a mesma desempenhada pelas células companheiras;

  • Fibras e esclereides: apresentam a função de sustentação e, algumas vezes, de armazenamento.

Função do floema

Além do transporte da seiva elaborada (substância orgânica produto da fotossíntese) das folhas para toda a planta, o floema também transporta diversas outras substâncias, como aminoácidos, hormônios, lipídios e proteínas. Por ser um dos maiores vasos condutores, o floema acaba por ser a via de transporte também de diversos vírus pela planta.

Videoaulas


Dentre as opções, qual não corresponde às funções da membrana plasmática? Ícone de indicação de resposta incorreta Oops! Resposta incorreta. Resposta correta: Ícone de indicação de resposta correta Parabéns! Resposta correta.
A Delimitar a célula, separando o meio interno do externo
B Coordenar a síntese e o agrupamento das microfibrilas em células vegetais
C Produzir RNA a através da transcrição
Ver resposta