Tecidos de sustentação vegetal

O colênquima e o esclerênquima, tecidos de sustentação vegetal, conferem às plantas uma maior resistência e suporte.

Por Helivania Sardinha dos Santos

O tecido de sustentação conhecido como colênquima margeia as nervuras das folhas das eudicotiledôneas
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

As plantas apresentam tecidos de sustentação que são responsáveis por conferir maior resistência e sustentação às suas partes, contribuindo, assim, para a sua adaptação ao meio terrestre. Existem dois tecidos vegetais que apresentam a função de sustentação: o colênquima e o esclerênquima.

Colênquima

O tecido colenquimático, ou simplesmente colênquima, é constituído por células alongadas, com paredes primárias não lignificadas, o que lhes confere flexibilidade, espessamento irregular e protoplasto vivo. Por causa da flexibilidade, existente mesmo na maturidade – período no qual a célula ainda está viva e desenvolvendo-se –, esse tecido pode dar sustentação aos órgãos em desenvolvimento.

O colênquima geralmente é encontrado formando cordões isolados, ou como um cilindro contínuo, sob a epiderme de órgãos como caules e folhas. Ele também é encontrado nas partes florais em desenvolvimento.

→ Esclerênquima

O tecido esclerenquimático, ou esclerênquima, é constituído por células distribuídas pelo corpo primário ou secundário da planta, individualmente ou formando agregados. Essas células apresentam parede secundária lignificada, o que confere maior resistência às partes da planta que já cessaram o crescimento e também proteção. Diferentemente do colênquima, esse tecido apresenta espessamento homogêneo e não possui protoplasto. Ele pode ser encontrado em diversos órgãos, como raízes, caules, folhas e ainda em sementes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

⇒ O esclerênquima apresenta dois tipos de células:

- Fibras: células mais longas que largas e afiladas, e normalmente encontradas formando cordões ou feixes.

- Esclereides: células de formas variadas, em geral, curtas e ramificadas, que ocorrem isoladamente ou em agrupamentos. Elas apresentam pontoações (local onde não há deposição de parede secundária) com aberturas arredondadas e estreitas. Essas células podem ser ramificadas, diferenciando-se, assim, das fibras, as quais apresentam pontoações em menor número. As esclereides também formam os envoltórios de sementes.

Videoaulas


Dentre as opções, qual não corresponde às funções da membrana plasmática? Ícone de indicação de resposta incorreta Oops! Resposta incorreta. Resposta correta: Ícone de indicação de resposta correta Parabéns! Resposta correta.
A Delimitar a célula, separando o meio interno do externo
B Coordenar a síntese e o agrupamento das microfibrilas em células vegetais
C Produzir RNA a através da transcrição
Ver resposta