Vetor e agente etiológico

Entender a diferença entre vetor e agente etiológico é fundamental para a compreensão do modo de transmissão de algumas doenças.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

O barbeiro é o vetor da doença de Chagas
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Para um leigo, é difícil entender, muitas vezes, a variedade de termos utilizados para descrever corretamente os modos de transmissão de uma determinada doença. Ao falar da dengue, por exemplo, sabemos que o mosquito Aedes aegypti é o responsável por transmitir o vírus causador da doença. Mas, afinal, qual seria a denominação correta para o Aedes aegypti: vetor ou agente etiológico?

A seguir mostraremos a diferença entre um vetor e um agente etiológico, dois termos muito comuns quando o assunto é transmissão de doenças.

Vetor

Os vetores são os veículos de transmissão do agente causador da doença, ou seja, é o organismo capaz de transmitir o ser vivo que realmente desencadeará uma enfermidade. No caso do mosquito Aedes, ele seria o vetor para o vírus causador da dengue, além, é claro, de ser vetor de outras doenças, como a zika, chikungunya e febre amarela.

Vários seres vivos podem servir como vetores, como é o caso de alguns moluscos e insetos. Esses vetores podem ser classificados em dois tipos básicos: vetores biológicos e mecânicos. Os vetores biológicos são aqueles em que o agente causador da doença multiplica-se e desenvolve-se em seu interior. Já o vetor mecânico é aquele que apenas serve como veículo de transporte.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Agente etiológico ou patógeno

O agente etiológico, também chamado de patógeno, é o organismo responsável por provocar a doença, ou seja, é o que desencadeia os sinais e sintomas típicos de um determinado problema de saúde. No caso da dengue, o vírus causador da dengue seria o agente etiológico, e não o mosquito, que, como já vimos, é o vetor.

O agente etiológico pode ser um vírus, uma bactéria, um fungo, um protozoário, um nematelminto ou até mesmo um platelminto. A Mycobacterium tuberculosis, por exemplo, é uma bactéria causadora da tuberculose, sendo, portanto, o agente etiológico dessa doença. Já a Taenia solium é o agente etiológico da doença conhecida como teníase.

ATENÇÃO: Como vimos no texto, o vetor é o agente responsável por transmitir o agente etiológico. Entretanto, vale destacar que nem toda doença necessita de um vetor para ser transmitida, sendo necessário apenas o agente causador. Esse é o caso, por exemplo, do ebola.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Videoaulas


Dentre as opções, qual não corresponde às funções da membrana plasmática? Ícone de indicação de resposta incorreta Oops! Resposta incorreta. Resposta correta: Ícone de indicação de resposta correta Parabéns! Resposta correta.
A Delimitar a célula, separando o meio interno do externo
B Coordenar a síntese e o agrupamento das microfibrilas em células vegetais
C Produzir RNA a através da transcrição
Ver resposta