A prova de biologia é aplicada no segundo dia do Enem. A disciplina faz parte da área de conhecimento chamada Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com química e física.
Os estudantes são avaliados na prova de Ciências da Natureza por meio de 45 questões objetivas de múltipla escolha. As perguntas podem fazer referência a uma área específica da biologia, mas também é comum que sejam abordadas questões interdisciplinares, ou seja, que envolvam duas ou mais disciplinas.
Para quem está preparando-se para o Enem, fica a questão: sabendo disso, como estudar biologia para o Enem? Se esse for o seu caso, confira, a seguir, cinco dicas.
-
Revisar o conteúdo
No Biologia Net, você encontra artigos de diversos temas produzidos por professores da disciplina. Os textos possuem linguagem acessível e dinâmica, o que possibilita a revisão das principais áreas da biologia a qualquer momento e de forma rápida.
Há nele vários textos sobre genética, ecologia, botânica, zoologia, saúde e bem-estar, e muito mais! Caso queira estudar algo específico, é só buscar na home o que deseja saber.
-
Conhecer a prova
A dica é ler com cuidado e atenção as provas de Ciências da Natureza do Enem dos últimos cinco anos, pelo menos. Sublinhar ou grifar o que chamar a atenção é uma ideia interessante.
Saber qual é o estilo e a formatação das questões é fundamental para não ser pego de surpresa. Embora as perguntas mudem a cada edição do exame educacional, é bem provável que o modo de medir o conhecimento dos estudantes nas provas seguintes de biologia do Enem seja semelhante ao das anteriores.
É comum, por exemplo, que as questões apresentem figuras, tabelas e gráficos. Assim, uma forma de estudar biologia para o Enem é conhecer o estilo delas, seu nível de dificuldade e o tempo necessário para resolvê-las.
Confira um exemplo de questão do Enem 2019:
Leia também: Baixe as provas anteriores do Enem com os gabaritos
-
Dominar temas mais cobrados
As provas de biologia do Enem costumam cobrar alguns temas com maior frequência. Confira os cinco principais e a porcentagem em que caíram nos últimos anos:
1º lugar: sistema imunitário (9,9%)
2º lugar: ecossistema (8,5%)
3º lugar: fundamentos da ecologia (8,5%)
5º lugar: genética (5,6%)
Além disso, na prova podem ser cobrados assuntos do cotidiano ou temas mais discutidos na sociedade. Portanto, é interessante ficar atento aos acontecimentos do Brasil e do mundo. A boa notícia é que os professores do Biologia Net estão sempre ligados e escrevendo sobre os episódios em questão.
Leia também: Temas que mais caem em biologia no Enem
-
Fazer exercícios e simulados
Depois de ver a teoria, vale a pena investir tempo na prática. A melhor forma de fazer isso é resolvendo exercícios. Além de medir o conhecimento, fazer questões proporciona mais agilidade e melhora o raciocínio.
Outra forma de estudar biologia para o Enem é fazer simulados como se eles fossem o exame nacional mesmo. Nesse momento, é importante estar num lugar silencioso e cômodo e determinar um tempo para resolver as questões.
É importante destacar que, quanto mais você praticar, maior a sua chance de acertar. Então, caso sejam contabilizadas poucas respostas corretas no início, deve-se persistir na quantidade de resolução de exercícios. Com o tempo, virão índices de acerto cada vez maiores.
Leia também: Acesse o simulado gratuito do Enem
-
Ver a correção comentada
Depois de conhecer a fundo a prova de biologia do Enem e de resolver simulados sobre a disciplina, é hora de ver como foi seu índice de erros e acertos.
Para finalizar, a recomendação é ler a correção comentada das provas do Enem feita por professores da área. Os profissionais explicam como poderia ser resolvida cada questão. Você pode não ter acertado o item, mas aprenderá a melhor forma de solucioná-lo.
Você também pode conferir a correção comentada das questões no simulado on-line do Enem que está disponível no link anterior.
Crédito imagem
Laymanzoom / Shutterstock