Febre Mayaro

A Febre Mayaro é uma doença causada por um arbovírus da mesma família do vírus causador da chikungunya.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

O uso de repelente é essencial para evitar doenças transmitidas por mosquitos
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O Brasil é um país com clima propício para o desenvolvimento de várias espécies de mosquito. Infelizmente, muitas dessas espécies são vetores de doenças, como é o caso do Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre amarela, chikungunya e zika. Além do A. aegypti, outros mosquitos transmitem doenças, como é o caso do Haemagogus janthinomys, que transmite febre amarela silvestre e é o principal vetor da febre Mayaro.

O que é Febre Mayaro e como ocorre sua transmissão?

A febre Mayaro é uma doença transmitida por um arbovírus, ou seja, um vírus que necessita de artrópodes para ser transmitido. O vírus é da família Togaviridae, mesma família do vírus Chikungunya, o que explica os sintomas semelhantes entre as doenças.

O vírus responsável pela febre Mayaro foi identificado em 1954, em Trinidad e Tobago, e, em 1955, foi encontrado no Brasil. Normalmente o vírus circula em áreas onde existe a presença de mosquitos silvestres, como o Haemagogus janthinomys, que é o principal vetor, e de macacos, que funcionam como hospedeiros principais do vírus. A presença desses animais normalmente ocorre em áreas de matas e vegetações próximas a rios.

Apesar da transmissão da febre Mayaro ocorrer principalmente por mosquitos silvestres, pesquisadores concluíram que o Aedes aegypti também pode transmitir o vírus. Mesmo podendo ser um vetor, esse mosquito ainda não transmite a doença na natureza.

Sinais e sintomas da febre Mayaro

A febre Mayaro é uma doença semelhante à febre chikungunya, o que dificulta o diagnóstico. Em razão da semelhança com outras doenças causadas por arbovírus, pesquisadores acreditam que os dados sobre a doença são poucos em razão de diagnósticos errados e não notificados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os principais sinais e sintomas da febre Mayaro são: febre, dores pelo corpo, dores nas articulações e edema na região, dor de cabeça e erupções na pele. Normalmente a doença desaparece completamente em uma semana, entretanto, existem casos em que as dores articulares persistem por meses. Além disso, o paciente pode desenvolver encefalite, uma inflamação no cérebro.

Tratamento da febre Mayaro

A febre Mayaro não possui tratamento específico, assim como outras doenças causadas por arbovírus. Os medicamentos são utilizados apenas para amenizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente. Entre os medicamentos recomendados, estão antitérmicos e analgésicos para cuidar da febre e da dor. É fundamental que o uso de salicilatos, como AAS, não seja feito, pois pode desencadear problemas hemorrágicos.

Prevenção da febre Mayaro

Como a transmissão da febre Mayaro é feita por meio de mosquitos silvestres, sua prevenção está diretamente relacionada com formas de evitar a picada desses insetos. O principal é evitar áreas onde ocorre o mosquito ou, então, se não é possível evitar esses locais, proteger-se usando roupas de manga comprida e repelentes.

No Brasil, as áreas onde o vírus é endêmico são a região amazônica e o Centro-Oeste. Em Goiás, área com maior incidência da doença no momento, foram registrados, entre dezembro de 2014 e junho de 2015, 38 casos.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Dentre as opções, qual não corresponde às funções da membrana plasmática? Ícone de indicação de resposta incorreta Oops! Resposta incorreta. Resposta correta: Ícone de indicação de resposta correta Parabéns! Resposta correta.
A Delimitar a célula, separando o meio interno do externo
B Coordenar a síntese e o agrupamento das microfibrilas em células vegetais
C Produzir RNA a através da transcrição
Ver resposta