Cianobactérias

As cianobactérias são organismos procariontes, microscópicos e fotossintetizantes. Muitas espécies produzem toxinas que podem causar sérios problemas à saúde humana.

Cianobactérias são microrganismos procariontes e fotossintetizantes. Por sua característica procarionte, assemelham-se a bactérias. Mas por serem produtoras fotossintetizantes, como as algas eucariontes, são conhecidas pelos botânicos como cianofíceas. Atualmente existem mais de 7500 espécies identificadas e que estão distribuídas nos mais diversos ambientes, sendo eles terrestres, de água doce, marinhos, até mesmo nos mais extremos, como fontes termais e neve.

São conhecidas também como “algas azuis”, pois seus pigmentos fotossintetizantes fazem com que apresentem uma coloração verde azulada quando observadas em microscópio. As cianobactérias apresentam diversos pigmentos fotossintetizantes:

Importância ecológica

Evolução

As cianobactérias, quando se ligam a sedimentos ricos em cálcio sob determinadas condições climáticas, formam os estromatólitos, que são depósitos calcários em camadas. Esses estromatólitos formam grandes registros que auxiliam nos estudos evolutivos, pois permitem entender como era o clima há bilhares de anos, onde as cianobactérias tiveram um papel importante no aumento do oxigênio na atmosfera.

Curiosidades

- Muitas espécies vivem em simbiose com outros organismos, como é o caso das espécies que vivem em associação com alguns fungos, formando os líquens;

- As cianobactérias também podem causar problemas ao meio ambiente e à saúde humana. Em ambientes onde há grande aporte de nutrientes e altas temperaturas, pode ocorrer um aumento na quantidade de cianobactérias, formando grandes massas visíveis, denominadas florações (blooms). Além do fato dessas florações causarem a eutrofização dos corpos d'água, algumas espécies produzem toxinas que podem causar problemas sérios à saúde humana e até mesmo causar a morte de muitos organismos.


Por Ma. Helivania Sardinha dos Santos


Fonte: Brasil Escola - https://www.biologianet.com/biodiversidade/cianobacterias.htm