O sistema muscular é constituído pelo conjunto de músculos presente no organismo. Os músculos são formados por células especializadas em contração e relaxamento. Essas células formam diferentes tipos de tecidos e, de acordo com suas características morfológicas, permitem-nos classificar os músculos em três tipos:
Músculo estriado cardíaco: constituído por células alongadas e ramificadas unidas por discos intercalares. Apresentam estrias transversais, contração rítmica e involuntária;
Músculo estriado esquelético: constituído por células longas, cilíndricas e multinucleadas. Apresentam estrias transversais e contração rápida e sujeita ao controle voluntário;
Músculo liso: constituído por células fusiformes, não apresentam estrias transversais, a contração é lenta e não está sujeita ao controle voluntário. Presente em diversas vísceras, como o tubo digestivo e o útero.
Os três tipos de músculos (de cima para baixo): cardíaco, liso e esquelético
Os músculos são formados por feixes que se fixam por meio de suas extremidades. A extremidade presa a uma peça óssea que não se desloca, ou ponto fixo, é denominada de origem. A extremidade presa a uma peça óssea que se desloca, ou ponto móvel, é denominada de inserção. Os músculos fixam-se a essas extremidades por intermédio de tendões e aponeuroses.
O encurtamento da distância entre as extremidades pelo processo de contração permite que os segmentos do corpo movimentem-se. No entanto, os músculos não são responsáveis apenas pela locomoção. Como eles unem as peças ósseas, são responsáveis também por manter a postura do esqueleto. Os músculos também são responsáveis pelo movimento das vísceras.
Os músculos podem ser classificados de diversas formas, a saber:
1. Quanto à forma: observa-se o formato do músculo. Exemplo: músculo trapézio e músculo piramidal;
2. Quanto à origem: observa-se o número de tendões dos quais ele se origina. Quando há mais de um, podem ser classificados como: bíceps, tríceps ou quadríceps;
3. Quanto à inserção: observa-se o número de tendões pelos quais ele se insere.
Dois tendões: bicaudados;
Três ou mais: policaudados;
4. Quanto à ação: observa-se a ação principal resultante do processo de contração. Assim, entre as diversas classificações, podemos destacar:
flexor: flexiona um membro;
extensor: estende um membro;
adutor: move o membro para perto da linha mediana do corpo;
abdutor: move o membro para fora da linha mediana do corpo.
5. Quanto à função:
agonista: o músculo principal na execução de um movimento;
antagonista: músculo que se opõe à ação do agonista;
sinergista: elimina algum movimento indesejado que possa ser realizado pelo agonista, auxiliando-o em sua ação.
Por Ma. Helivania Sardinha dos Santos
Aproveite para conferir nossa videoaula relacionada ao assunto:
Fonte: Brasil Escola - https://www.biologianet.com/anatomia-fisiologia-animal/sistema-muscular.htm