O cerebelo é uma região do cérebro localizada na fossa craniana posterior. Ele é dividido anatomicamente em dois hemisférios laterais denominados de hemisférios cerebelares e uma região mediana, denominada vérmis. Essa estrutura apresenta ainda uma região superficial, chamada de córtex cerebelar, uma parte intermediária, denominada de substância branca, e uma porção mais interna, onde são encontrados os núcleos do cerebelo ou núcleos centrais.
O córtex é formado por três camadas, que podem apresentar partes distintas de acordo com a suas conexões. A substância branca é constituída por dois conjuntos de fibras nervosas e, como em todo o sistema nervoso central, é a via de transmissão dos impulsos nervosos. Já os núcleos do cerebelo ou núcleos centrais são constituídos por uma massa de substância cinzenta, formada pelos corpos dos neurônios.
Funções do cerebelo
O cerebelo recebe informações sobre a posição de articulações, comprimento dos músculos, estímulos auditivos e visuais. Além disso, ele ajusta os impulsos provenientes do cérebro e, a partir dessas informações, controla:
Os movimentos voluntários do corpo;
A postura;
A aprendizagem motora;
O equilíbrio;
Tônus muscular.
Curiosidade: Quando acontecem lesões cerebelares, os seus principais sintomas são denominados de ipsilaterais, pois eles ocorrem do mesmo lado em que houve a lesão. As lesões na região denominada de vérmis apresentam sinais e sintomas no tronco. Já as lesões ocorridas nos hemisférios manifestam-se nos membros.
Por Ma. Helivania Sardinha dos Santos
Fonte: Brasil Escola - https://www.biologianet.com/anatomia-fisiologia-animal/cerebelo.htm