Os ossos do corpo humano são estruturas formadas por tecido ósseo e que permitem, entre outras funções, movimentação, proteção de órgãos internos e produção de células sanguíneas em nosso organismo. No total, um indivíduo adulto apresenta 206 ossos, os quais são divididos em duas partes funcionais: esqueleto axial e esqueleto apendicular. O esqueleto axial é formado pelos ossos da cabeça, osso hioide, vértebras, costelas e osso esterno. Já o esqueleto apendicular é formado pelos ossos dos membros superiores e inferiores, incluindo a cintura escapular e pélvica.
Leia também: Quais são os órgãos do corpo humano?
Os ossos do corpo humano são formados por tecido ósseo, o qual é composto por células específicas (osteoblastos, osteoclastos e osteócitos) e uma matriz extracelular calcificada.
Os ossos podem, de acordo com a sua forma, ser classificados em cinco tipos: longos, curtos, planos, irregulares e sesamoides.
Eles atuam protegendo órgãos vitais, suportando os tecidos, ajudando no movimento do corpo, produzindo células sanguíneas e armazenando sais minerais.
O esqueleto humano é constituído por 206 ossos em um indivíduo adulto e pode ser dividido em duas partes funcionais: o esqueleto axial e o esqueleto apendicular.
O esqueleto axial é formado pelos ossos da cabeça, osso hioide, vértebras, costelas e osso esterno.
O esqueleto apendicular é formado pelos ossos dos membros superiores e inferiores, incluindo a cintura escapular e pélvica.
Os ossos são formados por um tipo especial de tecido conjuntivo, denominado tecido ósseo. Assim como todo tecido conjuntivo, o tecido ósseo é formado por células que estão dispostas em uma matriz extracelular, que, no caso desse tecido, caracteriza-se por ser calcificada e rígida.
As células que compõem o tecido ósseo são três:
Osteoblastos: células que atuam na formação do osso. São responsáveis por sintetizar a parte orgânica da matriz óssea.
Osteoclastos: células que estão associadas à reabsorção do osso. Trata-se de células móveis, grandes, multinucleadas e com grande quantidade de ramificações.
Osteócitos: células que são encontradas no osso maduro. Os osteócitos podem ser observados no interior de lacunas na matriz óssea.
Os ossos podem, de acordo com a sua forma, ser classificados em cinco tipos:
Longos: comprimento maior que a largura e espessura. Ex.: fêmur e rádio.
Curtos: comprimento, espessura e largura equivalentes. Ex.: ossos do carpo e tarso.
Planos: largura e comprimento maiores que a espessura e estão associados, geralmente, à proteção de partes moles do corpo. Ex.: Escápula e ossos do crânio.
Irregulares: forma diferente e peculiar, não se encaixando nas descrições anteriores. Ex.: vértebras e ossículos da orelha.
Sesamoides: pequenos e arredondados. Ex.: patela.
Leia também: Sistemas do corpo humano
Os ossos são estruturas extremamente importantes para o nosso organismo e estão associados, formando o esqueleto humano. Algumas funções que podem ser atribuídas aos ossos humanos são:
proteção dos órgãos internos;
movimentação do corpo;
suporte dos tecidos;
produção de células sanguíneas;
armazenamento de sais minerais, principalmente cálcio e fósforo.
A nossa cabeça é formada pelos ossos faciais e cranianos, os quais totalizam 28 ossos.
→ Na face, temos os ossos:
nasal (2 ossos),
maxila (2 ossos),
zigomático (2 ossos),
mandíbula (1 osso),
lacrimal (2 ossos),
palatino (2 ossos),
vômer (1 osso) e
conchas nasais inferiores (2 ossos).
→ No crânio, temos os seguintes ossos:
occipital (1 osso),
parietal (2 ossos),
frontal (1 osso),
temporal (2 ossos),
esfenoide (1 osso) e
etmoide (1 osso).
→ Temos ainda os ossículos auditivos, que são:
martelo (2 ossos),
bigorna (2 ossos) e
estribo (2 ossos).
O osso hioide é um osso móvel que está localizado na parte anterior do pescoço. Esse osso destaca-se por não se articular com nenhum outro osso, estando separado do restante do esqueleto.
As vértebras são ossos que formam a coluna vertebral. No total, temos 33 ossos formando a coluna, sendo:
7 vértebras cervicais;
12 vértebras torácicas;
5 vértebras lombares;
5 vértebras fundidas, formando o sacro;
4 vértebras fundidas, formando o cóccix.
Como algumas vértebras da coluna estão fundidas, alguns autores consideram a coluna como sendo formada por 26 vértebras.
No corpo humano, temos 12 pares de costelas, as quais, junto com as vértebras torácicas e esterno, formam a caixa torácica. As costelas podem ser classificadas em:
Costelas verdadeiras: conectadas diretamente ao osso esterno por meio de suas cartilagens. São consideradas costelas verdadeiras as costelas de I a VII.
Costelas falsas: conectadas à cartilagem das costelas localizadas acima delas, não estando, portanto, ligadas diretamente ao esterno. São consideradas costelas falsas as costelas VII, IX e, em algumas situações, a X.
Costelas flutuantes: não apresentam conexão com o esterno. São consideradas costelas flutuantes as costelas XI, XII e, em algumas situações, a X.
O osso esterno é um osso plano e alongado conhecido popularmente como osso do peito.
Os membros superiores, incluindo a cintura escapular, são formados por 64 ossos. A cintura escapular é formada pela clavícula e escápula. O braço é formado pelo úmero, enquanto o antebraço é formado pela ulna e rádio.
Cada uma de nossas mãos é formada por 27 ossos, sendo:
8 ossos do carpo (pisiforme, piramidal, semilunar, escafoide, hamato, capitato, trapezoide e trapézio);
5 ossos do metacarpo;
14 falanges (Com exceção do polegar, que possui duas falanges, todos os outros dedos da mão possuem três falanges.).
Os membros inferiores, incluindo a cintura pélvica, são formados por 62 ossos. A cintura pélvica é formada pelos ossos do quadril (esquerdo e direito), sendo cada um deles formado pela fusão de três ossos: ílio, ísquio e púbis. O fêmur, maior e mais forte osso do corpo humano, é o osso que forma a nossa coxa. A tíbia e fíbula formam os ossos da perna. A patela, por sua vez, é o osso responsável pela proteção da articulação do joelho.
Em cada pé é possível observar 26 ossos, sendo:
7 ossos tarsais (calcâneo, tálus, navicular, cuboide, cuneiforme medial, cuneiforme intermédio e cuneiforme lateral);
5 ossos metatarsais;
14 falanges (Cada dedo é formado por três falanges, exceto o primeiro dedo do pé, denominado hálux, que possui duas falanges).
Fontes:
JUNQUEIRA, LC; CARNEIRO, J. Histologia básica. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,
JACOB, S.W., FRANCONE, C.S., LOSSOW, W.J. Anatomia e Fisiologia Humana. 5 edição. Editora Guanabara.
MOORE, K.L, DALLEY, A.F., AGUR, A.M.R. Moore — Anatomia Orientada para a Clínica. Sétima Edição. Guanabara Koogan.
Fonte: Brasil Escola - https://www.biologianet.com/anatomia-fisiologia-animal/ossos.htm