Floema

O floema, ou líber, é o conjunto formado por tecidos e vasos que conduzem substâncias orgânicas produzidas nas folhas para toda a planta.

O floema, ou líber, é o conjunto formado por tecidos e vasos, denominados de vasos liberianos, que conduzem as substâncias orgânicas produzidas nas folhas para toda a planta e, por isso, está presente em todo seu organismo. Em raízes primárias, cordões de floema alternam-se com cordões de xilema. Em raízes secundárias, essa estrutura localiza-se externamente ao xilema.

Constituição do floema

O floema primário é constituído por elementos celulares provenientes da atividade do procâmbio. O floema secundário constitui-se de elementos celulares provenientes da atividade do câmbio.

Os diversos tipos celulares que compõem o floema são:

Função do floema

Além do transporte da seiva elaborada (substância orgânica produto da fotossíntese) das folhas para toda a planta, o floema também transporta diversas outras substâncias, como aminoácidos, hormônios, lipídios e proteínas. Por ser um dos maiores vasos condutores, o floema acaba por ser a via de transporte também de diversos vírus pela planta.


Fonte: Brasil Escola - https://www.biologianet.com/botanica/floema.htm