Cancro mole é uma doença causada por uma bactéria gram-negativa da família Brucellaceae, da espécie Haemophilus ducreyi. Essa doença apresenta maior incidência na África, Oriente Médio e regiões tropicais e subtropicais da América do Sul. Ela afeta a pele e mucosas da região genital, anal ou anogenital.
→ Transmissão
O cancro mole é uma doença que ocorre com maior frequência em indivíduos do sexo masculino e é transmitida em relações sexuais. O período de transmissão da doença é o mesmo em que as lesões estão aparentes, podendo durar até meses, caso não seja realizado o tratamento.
→ Sintomas
O cancro mole apresenta um período de incubação que varia de quatro a sete dias. O principal sintoma dessa doença é a presença de lesões múltiplas, ulceradas, irregulares, purulentas e dolorosas, localizadas em região genital, anal ou anogenital. Em alguns casos, a doença pode ser assintomática, principalmente em mulheres.
→ Diagnóstico
O diagnóstico é realizado por meio da avaliação das lesões, buscando diferenciá-las de outras lesões que também podem acometer a mesma região, além da realização de exames laboratoriais com material coletado nas lesões.
→ Tratamento
O tratamento consiste na administração de medicamentos específicos e em medidas como a lavagem frequente do local afetado com água e sabão.
É recomendado o acompanhamento do paciente até o desaparecimento de todas as lesões. O parceiro do paciente também deve fazer o tratamento da doença devido ao fato de ser assintomática em alguns casos.
→ Profilaxia
A prevenção contra o cancro mole, assim como para muitas outras doenças sexualmente transmissíveis, é o uso de camisinha em todas as relações sexuais.
Fonte: Brasil Escola - https://www.biologianet.com/doencas/cancro-mole.htm