A puberdade pode ser caracterizada como um período de maturação biológica, no qual ocorre a transição da infância para a fase adulta, e é marcada por diversas transformações físicas e psicossociais. A puberdade pode acontecer em diferentes épocas para os adolescentes, já que o início da puberdade está relacionado a fatores genéticos, ambientais e também a fatores psicológicos. No entanto, observa-se que a puberdade em meninas ocorre entre oito e treze anos e, em meninos, entre nove e quatorze anos.
Na puberdade, há o desenvolvimento do sistema cardiorrespiratório e reprodutor, além do estirão de crescimento, período em que o adolescente apresenta uma aceleração no processo de crescimento corporal. Essa fase é desarmônica e inicia-se com o crescimento dos membros, o que cria um aspecto desproporcional no corpo do adolescente, até o momento em que esse crescimento estabiliza-se novamente.
A puberdade caracteriza-se, principalmente, pela secreção das gonadotrofinas pela hipófise, o que estimula a produção dos hormônios esteroides e faz com que ocorra o desenvolvimento das características sexuais secundárias.
→ Puberdade em meninos
Em meninos, a testosterona é o hormônio esteroide responsável pelo surgimento das características sexuais secundárias. A puberdade, nesse grupo, inicia-se com o aumento do pênis e do volume dos testículos; o surgimento dos pelos pubianos, axilares e faciais; a alteração no timbre de voz, tornando-se mais grave; o início da produção de espermatozoides, entre outras caraterísticas.
Observa-se também um aumento nas glândulas mamárias, no entanto, elas regridem espontaneamente, sendo raros os casos em que seja necessário algum tipo de intervenção.
→ Puberdade em meninas
Nas meninas, o estrogênio e a progesterona são os hormônios esteroides responsáveis pelo surgimento das características sexuais secundárias. Nesse grupo, a puberdade começa com o aumento das glândulas mamárias, surgimento dos pelos pubianos e axilares e, por último, a menarca, que é a primeira menstruação. A menarca não tem uma data específica para acontecer e está relacionada a diversos fatores, como período de ocorrência da menarca da mãe e fatores emocionais e ambientais.
Tanto em meninas quanto em meninos, é observado um aumento da oleosidade da pele, o que pode acarretar o surgimento das acnes.
A puberdade em meninas é marcada pela menarca, ou seja, a primeira menstruação
Puberdade precoce
É caracterizada a puberdade precoce quando as características sexuais secundárias surgem antes dos oito anos em meninas e antes dos nove anos em meninos. Isso deve-se ao aumento antecipado dos hormônios sexuais no sangue, o que pode ocorrer por diversos fatores. Diante disso, é necessário que se realize um acompanhamento com um especialista para que o caso seja melhor avaliado e seja feita a orientação necessária.
Passar por tantas transformações hormonais, físicas e psicológicas pode não ser um período fácil para muitos adolescentes. Diante disso, o diálogo com os pais é imprescindível. É importante também que se busque assistência médica para avaliar como está ocorrendo todo esse processo de transformação biológica e orientar o adolescente diante das muitas dúvidas que podem surgir. Muitas vezes, pode ser necessária também uma assistência psicológica, pois é um período de grandes mudanças.
Fonte: Brasil Escola - https://www.biologianet.com/anatomia-fisiologia-animal/puberdade.htm