Sistema endócrino

O sistema endócrino é formado por várias glândulas endócrinas que secretam os hormônios. Essas substâncias secretadas funcionam como sinalizadores químicos.

O sistema endócrino é constituído pelas diversas glândulas endócrinas que estão presentes em nosso corpo. Essas glândulas secretam diferentes hormônios que atuam em várias partes do organismo, garantindo, assim, seu funcionamento adequado.

Hormônios

Os hormônios são moléculas químicas produzidas pelas glândulas endócrinas que atuam como sinalizadores químicos. Essas glândulas estão sempre próximas de vasos sanguíneos, os quais garantem que os hormônios sejam secretados e sejam levados diluídos no plasma para várias partes do corpo. Dessa forma, é possível que um hormônio atinja seu alvo mesmo que ele esteja distante de seu local de síntese.

Os hormônios atuam em órgãos e tecidos específicos. Isso se deve ao fato de que, nesses locais, existem células com receptores que reconhecem essas moléculas, gerando uma determinada resposta. Esse mecanismo é extremamente importante, uma vez que os hormônios circulam pela corrente sanguínea e, se não houvesse especificidade, poderiam influenciar a atividade de outras células.

Glândulas endócrinas

A seguir, descrevemos as principais glândulas endócrinas existentes e a ação dos hormônios por elas produzidas:

 


Aproveite para conferir nossas videoaulas relacionadas ao assunto:


Fonte: Brasil Escola - https://www.biologianet.com/anatomia-fisiologia-animal/sistema-endocrino.htm