O corpo humano é formado por milhares de células, as quais estão unidas formando tecidos, órgãos e sistemas. Os vários sistemas do corpo humano trabalham de maneira conjunta para garantir o funcionamento do organismo como um todo e, consequentemente, nossa sobrevivência.
De uma maneira geral, considerando a célula como unidade funcional e estrutural dos seres vivos e o primeiro nível de organização do organismo, temos os seguintes níveis de organização do corpo humano:
Células → Tecidos → Órgãos → Sistemas → Organismo |
Leia também: Níveis de organização do corpo humano
As células que formam nosso corpo são chamadas de eucariontes, as quais se diferenciam das células procariontes por apresentarem núcleo delimitado pela membrana nuclear e organelas membranosas, como complexo golgiense, retículo endoplasmático e mitocôndrias.
O corpo humano apresenta uma série de células com diferentes formatos e funções.
No corpo humano, são encontrados diferentes tipos dessas células, cada qual apresentando adaptações referentes à atividade que desempenha. A seguir, temos algumas células importantes do corpo humano e suas respectivas atividades:
Hemácias ou eritrócitos: células anucleadas de formato bicôncavo que atuam no transporte de oxigênio pelo corpo.
Leucócitos: células incolores relacionadas com a proteção do organismo contra infecções. Existem diferentes tipos de leucócitos: neutrófilos, eosinófilos, basófilos, linfócitos e monócitos.
Osteoblastos: células responsáveis por produzirem a parte orgânica da matriz óssea.
Osteócitos: células maduras derivadas de osteoblastos encontradas no interior de lacunas na matriz óssea.
Osteoclastos: células móveis que atuam na reabsorção do tecido ósseo.
Adipócitos: células que armazenam gorduras.
Neurônios: células do tecido nervoso que garantem a transmissão dos impulsos nervosos.
Células da glia: termo utilizado para designar alguns tipos celulares do sistema nervoso. São chamadas de células da glia: oligodendrócitos, células de Schwann, astrócitos micróglia e células ependimárias.
Espermatozoides: gametas masculinos.
Ovócito: gameta feminino.
Os tecidos podem ser definidos como um grupo de células semelhantes que atuam juntas desempenhando uma função especializada. No corpo humano, são encontrados quatro tipos básicos de tecidos:
Leia também: Principais tecidos humanos
Tecido epitelial: caracteriza-se por ter células justapostas com pouca matriz extracelular. Suas células são responsáveis por revestir superfícies e secretar substâncias.
Tecido com células próximas umas das outras e com pouca matriz extracelular.
Tecido conjuntivo: caracteriza-se por sua grande quantidade de matriz extracelular. São tipos de tecido conjuntivo: tecido sanguíneo, ósseo, cartilaginoso, adiposo e tecido conjuntivo propriamente dito.
Tecido muscular: caracteriza-se pela presença de células alongadas com capacidade de contração. Existem três tipos de tecidos musculares: tecido muscular não estriado, tecido muscular estriado esquelético, tecido muscular estriado cardíaco.
O tecido muscular pode ser dividido em três tipos básicos: tecido muscular não estriado, tecido muscular estriado esquelético, tecido muscular estriado cardíaco.
Tecido nervoso: apresenta células capazes de gerar, receber e transmitir impulsos nervosos.
Os vários tecidos do nosso corpo unem-se formando os chamados órgãos, os quais apresentam diferentes funções e estão reunidos em diferentes sistemas. Em alguns casos, um mesmo órgão pode pertencer a mais de um sistema, sendo o caso, por exemplo, do pâncreas. O pâncreas atua tanto na digestão (sistema digestório) quanto na regulação dos níveis de glicose por meio da produção dos hormônios insulina e glucagon (sistema endócrino).
O corpo humano apresenta uma série de órgãos, que estão reunidos em vários sistemas.
Veja seguir as características de alguns dos órgãos encontrados no corpo humano:
Coração: rico em tecido muscular, é o órgão que bombeia sangue para várias partes do organismo. Desse modo, o coração é fundamental para garantir que oxigênio e nutrientes sejam distribuídos pelo corpo.
O coração é um órgão pertencente ao sistema cardiovascular.
Hipófise: importante glândula do sistema endócrino responsável pela produção do hormônio do crescimento, da prolactina, do hormônio folículo-estimulante, do hormônio luteinizante, do hormônio estimulador da hipófise (TSH) e do hormônio adrenocorticotrófico.
Esôfago: tubo muscular que garante que o bolo alimentar siga da boca para o estômago.
Estômago: porção dilatada do trato digestório que atua transformando o bolo alimentar em quimo por meio da ação do famoso suco gástrico.
Intestino delgado: nesse órgão, observa-se o processo final da digestão de alimentos. Apresenta cerca de 5 metros de comprimento e é responsável por uma grande absorção de nutrientes.
O fígado está relacionado com a eliminação de substâncias tóxicas e com produção da bile.
Fígado: é o segundo maior órgão do corpo humano, perdendo apenas para a pele. Esse órgão atua no processamento de substâncias que foram absorvidas no trato digestivo. É o responsável, entre outras funções, pela neutralização e eliminação de substâncias tóxicas. O fígado também é responsável pela produção da bile, uma substância que atua emulsificando as gorduras.
Pulmões: órgãos respiratórios formados por milhões de alvéolos, que são pequenos sacos de ar localizados nas pontas dos bronquíolos. É nos alvéolos que ocorrem as chamadas trocas gasosas.
Rins: órgãos em formato de grão de feijão encontrados em par no organismo. Nele, é formada a urina.
Bexiga: órgão responsável pelo armazenamento da urina, formada nos rins.
Útero: órgão do corpo da mulher que apresenta como função abrigar o embrião durante seu desenvolvimento.
Os órgãos presentes no corpo humano estão agrupados em tecidos, os quais atuam garantindo o funcionamento do organismo como um todo. Os principais sistemas do corpo humano são:
Os sistemas do corpo humano são formados por uma série de órgãos que trabalham para realizar uma determinada função.
Cardiovascular: esse sistema apresenta como função primordial garantir a distribuição de oxigênio e de nutrientes para todas as células do corpo por meio do bombeamento do sangue.
Digestório: sistema responsável por garantir o processamento do alimento, retirar desses produtos os nutrientes necessários para nossa sobrevivência e eliminar as partes não aproveitadas.
Endócrino: sistema formado pelas glândulas endócrinas, as quais produzem os hormônios, que atuam em diversas atividades do nosso corpo.
Esquelético: sistema relacionado com a locomoção do nosso corpo, proteção de órgãos internos, armazenamento de sais, como o cálcio, e produção de células sanguíneas.
Excretor: sistema responsável pela produção e eliminação da urina.
Muscular: além de estar relacionado com a movimentação do nosso corpo, esse sistema atua na contração de alguns órgãos.
Nervoso: sistema responsável por perceber, interpretar e responder a estímulos dos meios interno e externo.
Reprodutor: sistema responsável pela pela produção dos hormônios sexuais feminino e masculino e pela produção dos gametas. Além disso, é no sistema reprodutor feminino que o embrião desenvolve-se.
Respiratório: sistema que permite a realização das trocas gasosas em nosso corpo, ou seja, que garante a captação de oxigênio e a liberação do gás carbônico.
Tegumentar: sistema constituído por pele e seus anexos (pelos, unhas e glândulas). Atua, principalmente, como barreira, evitando a entrada de micro-organismos e a perda excessiva de água.
Leia também: Principais sistemas do corpo humano
Fonte: Brasil Escola - https://www.biologianet.com/anatomia-fisiologia-animal/corpo-humano.htm