Os órgãos do corpo humano são estruturas constituídas por dois ou mais tecidos diferentes, sendo responsáveis por realizar funções específicas no organismo. O corpo humano apresenta inúmeros órgãos, reunidos em sistemas, que atuam juntos para o pleno funcionamento do organismo.
São órgãos do corpo humano: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, laringe, pulmões, coração, vasos sanguíneos, rins, bexiga, ovários, útero, testículo, pênis, pele, cérebro e medula espinhal.
Boca: nesse órgão inicia-se o processo de digestão. Os dentes são responsáveis pela digestão mecânica, cortando e triturando os alimentos. A língua atua movimentando o alimento e misturando-o à saliva, uma secreção constituída por algumas substâncias, como sais e ptialina (uma enzima digestiva), e responsável por umedecer o alimento e iniciar a digestão química.
Esôfago: órgão tubular com cerca de 25 cm de comprimento em um indivíduo adulto e o responsável por conduzir o alimento até o estômago.
Estômago: nesse órgão, que tem capacidade de cerca de 2 litros em um indivíduo adulto, ocorre a transformação do bolo alimentar em uma massa denominada de quimo. Essa transformação ocorre pelo processo de digestão química realizado pela enzima pepsina e pelo ácido clorídrico ali presentes.
Intestino delgado: apresentando cerca de 6 m de comprimento no indivíduo adulto, o intestino delgado é dividido em três regiões: duodeno, jejuno e íleo. Nesse órgão, ocorre a ação de enzimas digestivas e outras substâncias, como a bile. Também ocorre a absorção de água, sais minerais e outros produtos provenientes do processo de digestão.
Intestino grosso: apresenta cerca de 1,5 m de comprimento e é dividido em colo, ceco e reto. Dentre as funções do intestino grosso, destacam-se a absorção de água e formação das fezes.
Leia também: Sistema digestório – estrutura, funções, etapas da digestão
Pele: é o maior órgão do corpo humano. Formada por duas partes distintas, uma superficial, denominada de epiderme (epitélio de revestimento), e uma interna, denominada de derme (tecido conjuntivo), a pele apresenta as funções de revestimento e proteção contra atritos, perda de água excessiva, ação de micro-organismos, raios ultravioleta, entre outras.
Vasos sanguíneos: estruturas responsáveis pelo transporte do sangue pelo corpo. Elas podem ser de três tipos principais: artérias, responsáveis pelo transporte do sangue do coração para os tecidos; veias, responsáveis pelo transporte do sangue dos tecidos para o coração; capilares, vasos bastante delgados e que apresentam paredes finas, o que permite a troca de substâncias entre o sangue e os tecidos.
Acesse também: Artérias, veias e capilares: quais são as diferenças?
Rins: com o formato de um grão de feijão e medindo cerca de 10 centímetros, os rins são órgãos presentes aos pares no organismos humano. Dentre suas funções, podemos destacar a filtração do sangue, eliminando as excretas, regulando o volume de água e formando, assim, a urina.
Leia também: Sistema urinário: responsável pela manutenção do equilíbrio interno do corpo
Testículos: são as gônadas masculinas e estão presentes aos pares no sistema reprodutor masculino. Eles são responsáveis pela produção de hormônios, como a testosterona, e espermatozoides. Os testículos ficam localizados em uma bolsa externa, denominada bolsa escrotal, que protege os testículos e mantém-nos em uma temperatura mais baixa, não comprometendo, assim, a formação de espermatozoides.
Útero: é um órgão muscular no qual ocorre o desenvolvimento do bebê. Apresenta formato de pera invertida, sendo sua parte mais larga denominada de fundo do útero e a parte mais estreita, que se abre para a vagina, denominada de cérvice ou colo do útero. É revestido internamente por uma camada altamente vascularizada, denominada de endométrio.
Laringe: estrutura tubular constituída por cartilagem e tecido conjuntivo fibroelástico. Mede cerca de 5 cm e é responsável pela ligação entre a faringe e a traqueia. Na laringe, estão presentes também as cordas vocais.
Pulmões: são estruturas infláveis localizados na cavidade torácica. Nos pulmões, encontram-se os alvéolos, onde ocorrem as trocas gasosas. Em um indivíduo adulto, os pulmões têm capacidade de cerca de seis litros de ar. No entanto, essa capacidade máxima nunca é alcançada. Em uma respiração normal, o organismo troca com o meio apenas cerca de 0,5 litro de ar.
Cérebro: parte importante do sistema nervoso central, o cérebro apresenta uma superfície externa (córtex), constituída pelos corpos celulares dos neurônios, e uma região interna, onde estão presentes as ramificações dos neurônios. No córtex estão presentes os centros de controle sensorial e motor do organismo. Na sua região ventral, estão presentes os nervos cranianos. Um cérebro adulto pesa cerca de 1.450 g.
Medula espinal: apresenta uma região interna, onde estão presentes os corpos celulares dos neurônios, e uma região mais externa, onde estão presentes feixes de fibras que transmitem informações ao cérebro, bem como transmitem as informações que partem dele. Ao longo da medula, também partem nervos espinais, que se ramificam e se ligam a duas cadeias de gânglios nervosos.
Fonte: Brasil Escola - https://www.biologianet.com/anatomia-fisiologia-animal/orgaos-do-corpo-humano.htm