Síndrome do intestino irritável (SII) é um problema de saúde que não apresenta causa conhecida, entretanto, sabe-se que ansiedade, estresse e alguns tipos de alimentos podem desencadear o início dos seus sintomas.
A SII caracteriza-se por provocar alteração de hábito intestinal e dor e desconforto abdominal. Pessoas com o problema podem apresentar quadros alternados de diarreia e constipação. Para diagnosticar o problema, não há exames específicos, portanto a SII é diagnosticada por meio da análise dos sintomas e exclusão de outros problemas gastrointestinais. O tratamento da SII é feito, basicamente, com mudanças nos hábitos do indivíduo.
Saiba mais: Intestino delgado — responsável pela absorção de nutrientes e água
Síndrome do intestino irritável (SII) é um conjunto de sintomas que acometem a região intestinal na ausência de causas orgânicas detectáveis. Caracteriza-se pelo desenvolvimento de dor e desconforto abdominal associados a uma mudança de hábito intestinal. O paciente com SII apresenta ainda constipação, diarreia ou uma combinação desses dois sintomas de maneira alternada.
Considerada uma doença crônica, a SII apresenta diagnóstico tardio. Muitas vezes, a pessoa tem a síndrome, porém a semelhança com outros problemas gastrointestinais acaba atrasando o diagnóstico. É importante destacar ainda que os sintomas podem persistir por meses, o que acaba impactando negativamente a qualidade de vida da pessoa. A SII pode se sobrepor ou evoluir para outros transtornos gastrointestinais, como o refluxo gastroesofágico e a constipação funcional.
A SII pode acometer tanto homens quanto mulheres, entretanto ocorre com mais frequência no sexo feminino. Além disso, pode ocorrer em todas as faixas de idade.
A síndrome do intestino irritável (SII) é um problema de saúde que não apresenta causa específica determinada. Segundo a Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia, “admite-se que seja um distúrbio multifatorial relacionado com alterações neurológicas diretamente relacionadas ao intestino”. Além disso, a entidade enfatiza que é possível que ocorra uma hipersensibilidade visceral, responsável pelos sintomas, que se agrava devido à alimentação. Além disso, alterações psicossomáticas, como o estresse, podem preceder o início dos sintomas.
A síndrome do intestino irritável (SII) leva ao desenvolvimento de sintomas que persistem por um longo período. Eles podem aparecer em episódios e também variar de um indivíduo para outro. Dentre os sintomas, podemos citar:
dor e desconforto abdominal;
mudança do hábito intestinal;
constipação, diarreia ou combinação de ambos alternadamente;
sensação de inflamação abdominal;
sensação de evacuação incompleta;
melhora da dor após evacuar;
flatulências;
tenesmo (vontade intensa de evacuar, mesmo que no intestino não haja fezes).
Veja também: Sistema digestório — formado por órgãos como boca, faringe, estômago e intestinos
Para diagnosticar a síndrome do intestino irritável (SII), o profissional analisará os sintomas do paciente, bem como o seu histórico familiar. O caso suspeito é considerado quando os sintomas já ocorrem por pelo menos seis meses e estão presentes durante os últimos três meses.
Não há, até o momento, exames específicos que comprovem a SII, porém a realização de exames pode descartar outros problemas de saúde. Desse modo, exames são importantes para que ocorra um diagnóstico por exclusão, uma vez que os sintomas da SII são semelhantes a de vários problemas gastrointestinais.
Como salientado anteriormente, até o momento não se conhece uma causa específica para a síndrome do intestino irritável, o que dificulta o desenvolvimento de um tratamento específico. Atualmente, a SII é tratada com mudanças nos hábitos do paciente, com uma adequação da dieta e também com a adoção de prática de atividades físicas. Em relação à dieta, recomenda-se uma alimentação com baixa ingestão de FODMAPs (sigla em inglês utilizada para indicar: oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis).
Em alguns casos, o médico recomendará o uso de probióticos, determinados medicamentos e tratamento psicológico, uma vez que a síndrome associa-se, por exemplo, com o estresse. A Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia destaca que a SII é uma doença benigna e com boa evolução, desde que um tratamento adequado seja feito.
Fonte: Brasil Escola - https://www.biologianet.com/doencas/sindrome-do-intestino-irritavel-sii.htm