A traqueia é um órgão que faz parte da porção condutora do sistema respiratório. Está localizada logo após a laringe e segue até os brônquios. Possui estrutura cilindroide, ou seja, formato tubular, e é constituída por uma série de anéis cartilaginosos semicirculares, por onde o ar desce. É dividida entre os pulmões, direto e esquerdo, devido a sua bifurcação, que dá início aos dois brônquios principais.
As cartilagens da traqueia proporcionam uma rigidez ao órgão suficiente para impedir seu fechamento completo, evitando um colapso. Mas por serem unidas por um tecido elástico, elas também possuem mobilidade e flexibilidade, necessárias durante a respiração.
Leia também: Corpo humano — órgãos e sistemas que o constituem
A traqueia é um tubo oco, formado por cartilagens, que faz parte do sistema respiratório.
A estrutura é responsável por conduzir o ar do meio externo para os brônquios.
A traqueostomia é um procedimento cirúrgico que pode ser realizado de emergência ou de forma eletiva e consiste na abertura da parede anterior da traqueia, permitindo a comunicação com o meio externo por meio de uma cânula.
Muitos artrópodes, como os insetos, fazem respiração traqueal.
A traqueia é um tubo oco formado por 16 a 20 anéis de cartilagem, os quais possuem forma de “C e se sobrepõem, sendo conectados por ligamentos. A estrutura da traqueia possui aproximadamente 12 cm de comprimento e 2,5 cm de diâmetro e se estende da sexta vértebra cervical até a sexta vértebra torácica, onde se divide nos dois brônquios principais.
As cartilagens impedem o fechamento completo da traqueia e estão unidas por músculo liso e fibras de tecido conjuntivo. Na parte de dentro, a estrutura é forrada por mucosa, com muitas glândulas. O epitélio da traqueia é do tipo pseudoestratificado cilíndrico e ciliado. Na parte inferior, a traqueia bifurca-se, havendo a separação entre os dois brônquios.
A traqueia é responsável por conduzir o ar até os brônquios, ou seja, em direção aos pulmões.
A traqueostomia é o procedimento cirúrgico realizado para a abertura da parede anterior da traqueia por meio da inserção de uma cânula, a fim de permitir a comunicação com o meio externo. É um procedimento indicado como uma alternativa para a passagem de ar entre o ambiente e os pulmões quando existe algum tipo de obstrução nas vias aéreas naturais do corpo e também em casos de intubação orotraqueal prolongada.
A técnica é muito utilizada em unidades de terapia intensiva (UTI), uma vez que facilita a aspiração de secreções da traqueia e a respiração, além de diminuir a incidência de pneumonias. As cânulas utilizadas podem ser metálicas, plásticas ou siliconadas.
A traqueostomia pode ser permanente ou temporária. Assim, alguns pacientes ficarão com ela por tempo determinado, enquanto outros permanecerão com ela pelo resto da vida. Por essa razão, é importante explicar antecipadamente ao paciente (quando possível) e à família a necessidade do procedimento e as consequências que pode oferecer.
Apesar de ser um procedimento frequente nas UTIs, a traqueostomia apresenta potenciais riscos para o paciente, devendo ser realizada somente por uma equipe capacitada e em ambiente que ofereça segurança para possíveis complicações emergenciais intraoperatórias.
Leia também: Sepse — problema de saúde com alto índice de mortalidade
Artrópodes são animais invertebrados que possuem exoesqueleto rígido e patas e extremidades articuladas. Muitos artrópodes são terrestres, como os insetos, e fazem a respiração traqueal, retirando oxigênio do ambiente pela traqueia. Nesses casos, a traqueia é uma rede de tubos finos, logo se difere da traqueia humana.
A traqueia desses animais é um sistema ramificado, com pequenos dutos por onde o ar passa. Eles possuem uma pequena abertura chamada espiráculo, que são poros que se abrem na superfície do corpo, nas regiões do tórax e abdome, e por onde o ar chega ao sistema do animal.
Questão 1
A traqueia é um órgão que faz parte do sistema respiratório. Sobre as características da traqueia, assinale a alternativa correta:
a) A localização exata da traqueia é logo abaixo da faringe.
b) Possui o formato da letra L.
c) Possui aproximadamente 12 centímetros de comprimento e de 16 a 20 anéis de cartilagem.
d) Ela termina na laringe.
Resolução:
Letra C. Entre as características da traqueia estão o comprimento de aproximadamente 12 cm e os anéis de cartilagem.
Questão 2
A traqueostomia é um dos procedimentos mais realizados em UTIs. Sobre o procedimento, é correto afirmar:
a) Não existem riscos ao paciente no procedimento
b) É realizada como uma alternativa para a passagem de ar, quando existe alguma obstrução nas vias aéreas.
c) Pode ser realizada por qualquer profissional da saúde.
d) Uma vez colocada, nunca mais poderá ser removida.
Resolução:
Letra B. O procedimento é indicado como uma alternativa para a passagem de ar, permitindo a respiração.
Fonte: Brasil Escola - https://www.biologianet.com/anatomia-fisiologia-animal/traqueia.htm