Laringe

A laringe é um órgão tubular envolvido nas funções de respiração, deglutição e fonação.

A laringe é um órgão constituído por um osso (hioide), nove cartilagens, músculos e membranas, e com forma de pirâmide. Faz parte do sistema respiratório e exerce as funções respiratória e fonatória, pois é responsável pela produção da voz humana.

Fica localizada abaixo da faringe e acima da traqueia. Ela tem um papel protetor que impede a passagem de ar durante a deglutição e, ao mesmo tempo, impossibilita a entrada do bolo alimentar nas vias aéreas inferiores.

Leia também: Como ocorre o processo de digestão?

Resumo sobre laringe

Características da laringe

A laringe é um órgão que faz parte do sistema respiratório e fica localizado abaixo da faringe e acima da traqueia. Ela é formada por um osso (hioide) e se divide em supraglote, glote e subglote.

A supraglote fica acima das cordas vocais e contém a epiglote, que fecha a laringe durante a deglutição, impedindo que o bolo alimentar vá para os pulmões; a glote é onde estão as cordas vocais; e a subglote fica abaixo delas.

Cartilagens da laringe

A laringe é formada por uma série de cartilagens ligadas por membranas fibrosas. As cartilagens da laringe são a tireoide, a cricóide, a aritenóide, a corniculada, e a epiglótica.

Músculos da laringe

A laringe é movida por inúmeros músculos. Sua musculatura pode ser classificada como intrínseca e extrínseca. Entre os músculos extrínsecos, estão: digástrico; gênio-hióideo; estilo-hióideo; esternotireóideo; esterno-hióideo; e omo-hióideo.

Os músculos intrínsecos da laringe são os de origem e inserção nela própria, e são responsáveis pela mobilidade das cordas vocais: cricotireóideo; tireoaritenóideo; aritenóideo transverso; aritenóideo; cricoaritenóideo posterior; cricoaritenóideo lateral.

Função da laringe

A laringe cumpre três funções principais:

Representação dos processos de respiração e de alimentação, dos quais a laringe faz parte.
 Representação dos processos de respiração e de alimentação.

Laringe e a formação dos sons

O som se torna possível por meio da vibração de algum corpo, isso significa que, para se produzir um som, é preciso de uma fonte sonora. A vibração das cordas vocais durante a expiração produz a voz. A intensidade da voz depende dos músculos respiratórios. O som tem três características: tom, volume e timbre.

As pregas vocais são constituídas por ligamentos e músculos vocais, e são revestidas com mucosa. Para que se emita som laríngeo, a estrutura possui vários músculos intrínsecos, que podem aproximar ou afastar as pregas vocais.

Normalmente as cordas vocais se abrem e fecham suavemente, formando sons por meio de seu movimento e vibração.

Ciclo vibratório das cordas vocais (pregas vocais), movimentadas pelos músculos existentes na laringe.
Ciclo vibratório das cordas vocais (pregas vocais).

O que é laringite?

Laringite é uma inflamação comum e frequente da laringe, tem como principais sintomas a rouquidão e a dor de garganta.

A maior parte dos casos de laringite é decorrente de uma infecção viral ou bacteriana ou, ainda, do esforço vocal exacerbado. Existem também alguns casos que podem ser desencadeados por reação alérgica.

Normalmente, em casos não bacterianos, a laringite dura poucos dias e não exige um tratamento específico, sendo recomendados alguns medicamentos para alívio dos sintomas e repouso da voz. Já quando existe alguma bactéria causando a inflamação, o uso de antibióticos é recomendado pelo médico.

Representação da laringite, a inflamação da laringe.
Representação da laringite.

Entre os sintomas de laringite, estão:

Veja também: Sinusite — uma inflamação que acomete a mucosa dos seios paranasais

Diferenças entre laringe e faringe

Apesar de estarem ligadas, existem diferenças entre as estruturas da laringe e da faringe.


Fonte: Brasil Escola - https://www.biologianet.com/anatomia-fisiologia-animal/laringe.htm