A jaguatirica é um felino neotropical que apresenta grande distribuição geográfica. A espécie ocorre em diferentes hábitats, sendo possível observá-la desde o Cerrado até florestas tropicais. Jaguatiricas são felinos de médio porte e que apresentam pelagem com rosetas abertas que se unem formando bandas longitudinais na lateral do corpo.
Alimentam-se, principalmente, de pequenos mamíferos, mas também podem se alimentar de presas grandes, como capivaras e macacos. A espécie é solitária e territorial, com hábitos principalmente noturno-crepusculares. Atualmente, está classificada na IUCN como pouco preocupante.
Leia também: Lobo — o mamífero carnívoro que pertence à mesma família dos cachorros
A jaguatirica é um mamífero do gênero Leopardus e espécie Leopardus pardalis.
Pesa entre 6,6 e 18,6 kg, sendo considerada um felino de médio porte.
É um animal carnívoro que se alimenta de mamíferos, répteis e aves.
Apresenta atividade tipicamente noturno-crepuscular.
São animais territoriais e solitários.
Em geral, a jaguatirica pode dar à luz de um a quatro filhotes a cada ninhada.
Na natureza, a espécie pode viver cerca de dez anos.
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Gênero: Leopardus
Espécie: Leopardus pardalis
A jaguatirica é um felino de porte médio que se destaca por apresentar uma pelagem de coloração amarelo-dourada com rosetas negras. Nesses animais, são observadas rosetas abertas que se unem formando bandas longitudinais na lateral do corpo. Essas listras vão desde o topo dos olhos até a região da base da cauda. Além disso, cada indivíduo apresenta um padrão único de manchas, assim como cada um de nós apresenta uma impressão digital diferente.
Esses animais possuem comprimento do corpo que varia entre 67 e 101,5 cm. Apresentam cauda curta quando comparada com o restante do seu corpo, possuindo cerca de 46% do comprimento corporal. Seu peso varia entre 6,6 e 18,6 kg, com fêmeas sendo mais leves que os machos. O peso desses animais varia de acordo com o ambiente em que ocorrem.
Em geral, a jaguatirica apresenta atividade tipicamente noturno-crepuscular, entretanto pode ser ativa também durante o dia. É um animal que apresenta hábitos solitários e destaca-se por ser territorial. As jaguatiricas são ótimas nadadoras e capazes de escalar árvores. Elas também são habilidosas em seus saltos.
A jaguatirica é uma espécie que está classificada atualmente pela IUCN como “pouco preocupante”. Entretanto, no passado a espécie já sofreu muito com a caça para o comércio de pele, o que é atualmente proibido no Brasil. Atualmente, a espécie ainda é afetada pela caça, mas em menor grau, e também pela destruição de seu habitat, atividade madeireira e colisões com veículos. Em cativeiro, as jaguatiricas podem viver cerca de 20 anos. Quando em ambiente natural, a espécie pode viver cerca de dez anos.
Jaguatiricas são animais que, segundo a IUCN, são encontrados na Argentina, Belize, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guiana Francesa, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Trinidad e Tobago, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela. Nesses países, a jaguatirica destaca-se por ocupar diferentes ambientes, indo desde cerrados até florestas tropicais, todos com cobertura vegetal bem estruturada.
Veja também: Onça-pintada — outro felino encontrado principalmente na América Latina
A jaguatirica é uma espécie carnívora, caçadora oportunista, que se alimenta de diferentes presas, incluindo-se pequenos mamíferos, aves, répteis e anfíbios. Vale salientar que também pode se alimentar de animais maiores, tais como tatus, pacas, capivaras e macacos. Em uma noite, as jaguatiricas chegam a comer cerca de 800 gramas de carne.
A jaguatirica apresenta ninhadas que vão de um a quatro filhotes, sendo o período de gestação compreendido entre 70 e 85 dias. O intervalo entre as gestações, na natureza, é, em geral, de dois anos. O filhote permanece com a mãe até cerca de dois anos e já começa a acompanhá-la nas caçadas a partir dos quatro meses de vida.
Fonte: Brasil Escola - https://www.biologianet.com/biodiversidade/jaguatirica.htm