O encéfalo é uma região do sistema nervoso central (SNC) e está situado dentro do crânio, estrutura que fornece proteção ao órgão. O encéfalo é o principal centro de controle do SNC, sendo constituído de bilhões de neurônios. Ele é dividido em três partes: cérebro, tronco encefálico e cerebelo. Além de pelo crânio, o encéfalo também é protegido por membranas de tecido conjuntivo chamadas de meninges.
Leia também: Coluna vertebral — uma estrutura responsável por dar sustentação ao corpo e proteger a medula espinhal
O encéfalo é uma região do sistema nervoso central (SNC) considerada o principal centro de controle do sistema. Além disso, o encéfalo pesa cerca de 1 kg e 300 gramas e é constituído de bilhões de neurônios.
Todas as partes do encéfalo estão envolvidas pelas meninges, que são três membranas de tecido conjuntivo que permitem a sustentação e protegem o órgão de agentes externos. Elas também separam o encéfalo do crânio, a estrutura óssea que envolve o encéfalo. A proteção do encéfalo é realizada então pelo crânio e pelas meninges.
É no sistema nervoso central e no encéfalo que acontecem os nossos pensamentos, emoções, ficam guardadas nossas memórias e onde ocorrem todos os estímulos sensitivos.
O encéfalo é dividido em três partes: o cérebro, o tronco encefálico e o cerebelo. Vamos entender cada uma delas a seguir.
O cérebro corresponde à maior parte do encéfalo e é o responsável por coordenar as funções do nosso corpo, sendo responsável por nossas ações voluntárias, que são aquelas que fazemos por vontade própria, e involuntárias, aquelas que fazemos automaticamente e não comandamos, como espirrar, os batimentos cardíacos, piscar os olhos etc.
Esse órgão recebe os sinais e os transmite para as partes específicas do corpo. Os neurônios são as células do sistema nervoso que se comunicam entre si e reconhecem os estímulos internos e externos, porque eles são os responsáveis por transmitir impulsos para o cérebro.
Além disso, o nosso cérebro pode ser considerado o centro da nossa inteligência, memória, consciência e linguagem. Ele também, em colaboração com outras partes do encéfalo, controla as sensações e os órgãos efetores, aqueles que respondem a estímulos do sistema nervoso central.
O cérebro em si é divido em duas partes: telencéfalo e diencéfalo. Veja mais sobre essas duas partes a seguir.
O telencéfalo é a maior parte do cérebro e possui estruturas como os giros e os sulcos cerebrais. O telencéfalo também é dividido em duas partes, duas metades chamadas de hemisférios, havendo hemisfério direito e hemisfério esquerdo. O hemisfério direito e o hemisfério esquerdo são separados por uma fissura, denominada fissura longitudinal do cérebro. Os hemisférios são divididos em quatro lobos, sendo eles o lobo frontal, lobo temporal, lobo parietal e lobo occipital e ínsula.
Diencéfalo é uma parte menor do cérebro e está localizado na região central. O diencéfalo é constituído pelo tálamo e hipotálamo:
O tronco encefálico fica localizado logo abaixo do cérebro, como se fosse o tronco de uma árvore. Ele é composto por três partes:
Essa estrutura tem como principal função o controle da pressão arterial, da respiração e dos batimentos cardíacos, ações involuntárias essenciais para a nossa sobrevivência.
O cerebelo está localizado atrás do tronco encefálico. Essa nomenclatura significa pequeno cérebro. A região está associada à coordenação dos movimentos e ao equilíbrio e postura do nosso corpo. Tem sido relacionado com a aprendizagem motora.
Veja também: Coração — o órgão muscular que atua como uma bomba para possibilitar a circulação sanguínea
Muitas pessoas acreditam que o encéfalo e o cérebro são uma única estrutura. Isso ocorre porque, pelo fato de o cérebro corresponder à maior parte do encéfalo, muitas vezes ambas as nomenclaturas são utilizadas como sinônimos, ou seja, como se fossem a mesma estrutura, porém o encéfalo é toda a parte que está dentro do crânio, e o cérebro é apenas uma parte do encéfalo.
Fonte: Brasil Escola - https://www.biologianet.com/anatomia-fisiologia-animal/encefalo.htm