Ecossistema é um conjunto formado pelos fatores bióticos e abióticos de um ambiente e as relações estabelecidas entre eles. O botânico Arthur George Tansley (1871-1955) foi pioneiro nos estudos da ecologia e também o primeiro a usar o termo ecossistema, enfatizando os fatores bióticos e abióticos.
Leia também: Diferença entre habitat e nicho ecológico
Podemos classificar, de maneira geral, os ecossistemas em dois grandes grupos: os terrestres e os aquáticos. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um a seguir.
Agrupamentos biológicos compostos por organismos bióticos e abióticos em terra. Existem vários ecossistemas terrestres espalhados pelo planeta, como: florestas, savanas e desertos.
Comunidades biológicas compostas por fatores bióticos ou abióticos na água. Dentro delas ainda há a divisão em comunidades aquáticas de água doce e comunidades aquáticas de água salgada. Fazem parte desses ecossistemas os mares, oceanos, rios e riachos.
É importante saber que ambos os ecossistemas são essenciais para a manutenção da vida do planeta, e a preservação deles deve ocorrer para que não haja prejuízo a nenhuma das espécies existentes no planeta.
Os ecossistemas são compostos de fatores bióticos e fatores abióticos.
Tanto os componentes bióticos quanto os abióticos são de extrema importância para caracterizar os ecossistemas existentes em nosso planeta.
Leia também: Desequilíbrio ambiental — por que esse é um grave problema para o planeta?
As características dos ecossistemas são pontos distintos que cada ecossistema possui. É com base nelas que é possível se ter uma compreensão ecológica de todo o planeta. A seguir, você conhecerá algumas dessas características.
Nos ecossistemas, os seus componentes interagem de forma dinâmica entre si por meio das chamadas relações tróficas, que podem ser cadeias ou teias alimentares.
A cadeia alimentar representa, de maneira geral, a sequência em que a energia será transmitida de um organismo a outro. Já a teia alimentar é quando duas ou mais cadeias interagem entre si. Para entender melhor a diferença entre cadeia e teia alimentar, clique aqui.
O Brasil é um país imenso, tanto em espaço territorial como em variedade de sua fauna, flora, clima, entre outros aspectos. Vejamos, a seguir, os principais ecossistemas brasileiros.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), considera-se bioma como o conjunto de vida (vegetal e animal) definido pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, resultando em uma diversidade biológica própria. Quando comparamos bioma com ecossistema, percebemos que o termo bioma está mais relacionado ao espaço físico.
Já o ecossistema é a relação dos fatores bióticos e abióticos de forma independente do tamanho do espaço geográfico. Nesse caso, um copo de água pode ser considerado um ecossistema se tiver agrupamentos de micro-organismos interagindo com o meio; porém esse mesmo copo não pode ser considerado um bioma.
Fontes:
AMBRÓSIA, Maria. Biologia contextualizada 1. 2 ed. Recife: Sucesso Sistema de Ensino, 2021, p. 131-137.
ANKER, Peder. The context of ecosystem theory. Ecosystems, 5 (7): 611-613, 2002.
CAPRA, Fritjof. Ecologia Profunda – Um Novo Paradigma. In: A teia da vida: uma nova compreensão dos sistemas vivos. Tradução de Newton Roberval Einchemberg. São Paulo: Cultrix, 2006.
Fonte: Brasil Escola - https://www.biologianet.com/ecologia/ecossistema.htm