Ascaridíase

A ascaridíase é uma doença parasitária intestinal causada por um nematoide conhecido como Ascaris lumbricoides.

Várias são as doenças parasitárias intestinais que acometem a população, principalmente aquelas de baixa renda e que vivem em locais com saneamento básico precário. Dentre essas doenças, destaca-se a ascaridíase, uma patologia que atinge mais de 980 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde.

A ascaridíase é uma doença causada por um nematoide conhecido como Ascaris lumbricoides, que popularmente é chamado de lombriga. Geralmente assintomática, a doença só apresenta sintomas quando o paciente possui em seu intestino uma grande quantidade de parasitos. Nesse último caso, o principal problema é o bloqueio do intestino delgado por uma grande quantidade de nematoides. Além disso, podemos citar como outros sintomas da ascaridíase dor abdominal, diarreias, vômitos e deficiência nutricional em virtude das grandes infecções.

Vale destacar que, em razão de seu ciclo de vida, que envolve a passagem do nematoide pelo pulmão, pode ocorrer algumas manifestações pulmonares, tais como a pneumonite. Além disso, em alguns casos, as lombrigas podem provocar lesões graves no fígado, que podem levar os pacientes até mesmo à morte.

A ascaridíase é transmitida através da ingestão de ovos de Ascaris lumbricoides
A ascaridíase é transmitida através da ingestão de ovos de Ascaris lumbricoides

A transmissão ocorre através da ingestão de ovos por água e alimentos contaminados por fezes humanas. Após a ingestão do ovos, estes seguem pelo tubo digestório até que a casca se rompa e deles saiam larvas de aproximadamente 0,2 milímetros de comprimento. Ao chegarem no intestino, elas penetram na parede do órgão até atingirem a corrente sanguínea. As jovens lombrigas migram pelos vasos sanguíneos até os alvéolos pulmonares, onde perfuram essas estruturas e entram no sistema respiratório. As larvas passam pelos bronquíolos, brônquios, traqueia, laringe e atingem a faringe, onde são deglutidas, entrando novamente no sistema digestório. As larvas chegam novamente ao intestino delgado, onde se tornam adultas.

Os machos fecundam as fêmeas no intestino e estas, por sua vez, produzem ovos que serão posteriormente eliminados através das fezes do hospedeiro. As fêmeas férteis podem eliminar até 200 mil ovos todos os dias, fato que demonstra a importância do tratamento do paciente para evitar o aumento dos casos da doença em áreas com condições precárias de saneamento.

A lombriga adulta reproduz -se no intestino delgado do hospedeiro
A lombriga adulta reproduz -se no intestino delgado do hospedeiro

O diagnóstico da ascaridíase é feito através da análise das fezes, que geralmente apresentam ovos do nematoide. O diagnóstico através da análise de sintomas é bastante complicado, uma vez que o quadro clínico é bastante semelhante ao de outras verminoses. Para o tratamento, normalmente se recomenda o uso de mebendazol ou albendazol.

Para o controle da doença, é fundamental o tratamento do doente e a melhoria nos sistemas de saneamento básico. Além disso, as pessoas podem evitar a infecção bebendo água tratada ou fervida, lavando bem os alimentos antes de comê-los e mantendo sempre as mãos limpas.


Por Ma. Vanessa dos Santos


Fonte: Brasil Escola - https://www.biologianet.com/doencas/ascaridiase.htm