Classificação das bactérias

A classificação das bactérias pode ser realizada de acordo com vários critérios, sendo os principais a parede celular, formato e arranjo.

 Observe as bactérias e seus diferentes formatos
Observe as bactérias e seus diferentes formatos
Crédito da Imagem: Shutterstock

As bactérias são organismos unicelulares e procariontes. Apesar de serem bastante conhecidas pelas doenças que causam, elas possuem uma grande importância ecológica, por atuarem na decomposição e no ciclo do nitrogênio, por exemplo, e econômica, sendo utilizadas na indústria alimentícia, médica e até mesmo na área estética.

As bactérias podem ser classificadas de acordo com vários critérios, sendo um deles a parede celular. De acordo com as características da parede celular desses organismos, podemos classificá-los em bactérias gram-positivas, gram-negativas e micoplasma.

As bactérias gram-positivas possuem uma quantidade maior de peptidioglicano, o que promove maior rigidez e espessura. Ligados ao peptidioglicano, há ácidos teicoicos e lipoteicoicos. Nas bactérias gram-negativas, por sua vez, observa-se uma menor quantidade de peptidioglicano e não há ácidos associados. No grupo denominado de micoplasma estão bactérias que não possuem parede celular.

Pelo método de Gram, que possui um corante violeta e um rosa, é possível diferenciar as bactérias positivas das negativas. As primeiras coram-se de violeta quando submetidas à coloração, enquanto as negativas coram-se de rosa. Os micoplasmas não se coram nessa técnica.

As bactérias também podem ser classificadas de acordo com a sua forma e arranjo. Veja a seguir os principais grupos classificados com base nesses fatores:

Cocos: Bactérias que possuem formato esférico.

- Diplococos: Cocos organizados aos pares.
- Tétrades: Cocos organizados em grupo de quatro.
- Sarcinas: Cocos organizados em grupo de oito.
- Estreptococos: Cocos organizados em cadeias.
- Estafilococos: Cocos organizados em grupos que se assemelham a cachos de uva.

Bacilos: Bactérias que possuem formato de bastão.

- Diplobacilos: Bacilos organizados aos pares.
- Estreptobacilos: Bacilos organizados em cadeias.
- Paliçada: Bacilos organizados lado a lado.

Espirilos: Bactérias espiraladas rígidas.

Espiroquetas: Bactérias em formato helicoidal e flexíveis.

Vibriões: Bactérias que possuem formato de vírgula.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:


Fonte: Biologia Net - https://www.biologianet.com/biodiversidade/classificacao-das-bacterias.htm