O RNA (ácido ribonucleico) é um ácido nucleico, assim como o DNA. Essa molécula apresenta informações com as quais é possível coordenar a produção de proteínas. Assim sendo, o RNA também participa do fluxo de informações genéticas pelos indivíduos.
O RNA é uma macromolécula chamada de polinucleotídeo, uma vez que é formado por vários nucleotídeos unidos por ligação fosfodiéster. Cada nucleotídeo é formado basicamente por três partes:
Uma pentose;
Uma base nitrogenada;
Um grupo fosfato.
A pentose e a base nitrogenada diferem o RNA do DNA. Enquanto o DNA possui desoxirribose como açúcar, o açúcar do RNA é uma ribose. No que diz respeito aos nucleotídeos, encontramos adenina, guanina e citosina nos dois ácidos nucleicos, entretanto, a uracila é uma base nitrogenada encontrada apenas no RNA.
O RNA é uma molécula que se apresenta em cadeia simples. Vale frisar, no entanto, que, apesar de ser uma fita simples, ele é capaz de formar diferentes arranjos tridimensionais.
O RNA é produzido a partir de uma molécula de DNA em um processo chamado de transcrição. Na transcrição, a molécula de DNA serve como um molde para a produção de uma fita complementar de RNA. Nesse processo, a enzima fundamental é a RNA polimerase, que realiza a polimerização do RNA a partir do molde de DNA.
Como o RNA é formado a partir do DNA, podemos concluir que o fluxo de informação genética ocorre no seguinte sentido: DNA → RNA → Proteína.
O RNA pode ser classificado em três tipos: RNA mensageiro (mRNA), RNA ribossômico (rRNA) e RNA transportador (tRNA).
rRNA
O RNA ribossômico é responsável por formar os ribossomos, estruturas que funcionam como aparelhos da síntese proteica.
tRNA
É responsável por carregar os aminoácidos adequados para a realização da síntese de proteínas. Esse RNA apresenta-se com quatro alças, por isso, a estrutura é conhecida por trevo de quatro folhas. Uma dessas alças é a do anticódon que reconhecerá o códon no mRNA.
mRNA
O RNA mensageiro representa a classe mais heterogênea de RNAs e é aquele que contém informações do DNA para a síntese de proteína. Cada sequência de três bases nitrogenadas, denominada de códons, codifica um aminoácido. No processo de tradução, esses códons são lidos e a proteína é sintetizada.
Videoaula relacionada:
Fonte: Brasil Escola - https://www.biologianet.com/biologia-celular/rna.htm