Os tendões são estruturas alongadas e cilíndricas formadas por tecido conjuntivo denso modelado que ligam as extremidades dos músculos estriados aos ossos. Esse tipo de tecido é rico em fibras colágenas, o que confere aos tendões a cor branca e a resistência à tração, sendo de extrema importância para a realização de movimentos.
Os feixes de colágeno do tendão unem-se em feixes maiores e são envolvidos por tecido conjuntivo frouxo com vasos sanguíneos e nervos. Logo após são envolvidos por uma bainha de conjuntivo denso, que pode ser dividida em duas, sendo uma presa ao tendão e a outra ligada a estruturas adjacentes. Entre essas duas camadas, forma-se uma cavidade que contém um líquido lubrificante que facilita o deslizamento do tendão no interior da bainha. Esse líquido é constituído por água, proteínas, glicosaminoglicanos, glicoproteínas e íons. O acúmulo desse líquido nas bainhas pode causar inflamações.
Tendinite
A tendinite é a inflamação dos tendões. Pode acometer pessoas com idades avançadas ou jovens que realizam atividades de grande intensidade ou repetitivas. Muitas vezes a tendinite pode acompanhar uma inflamação da bainha, sendo chamada de tenossinovite.
Sintomas
Os principais sintomas são as dores na realização de um movimento ou ao toque. Pode-se observar também um inchaço em virtude do acúmulo de líquido nas bainhas e a inflamação.
Tratamento
O tratamento é realizado com a utilização de anti-inflamatórios não hormonais, compressas, repouso, exercícios de alongamento, calçados especiais e, em alguns casos, cirurgia.
Por Ma. Helivania Sardinha dos Santos
Fonte: Brasil Escola - https://www.biologianet.com/anatomia-fisiologia-animal/tendao.htm