Animais onívoros são aqueles que habitualmente possuem uma grande plasticidade alimentar, ou seja, podem alimentar-se tanto de animais quanto de plantas e algas. Dessa maneira, esses animais apresentam uma grande vantagem ecológica em relação aos animais com uma dieta mais específica, pois podem ocupar os mais diversos níveis tróficos em uma cadeia alimentar.
Podemos encontrar exemplos de animais onívoros nas diversas classes de animais, como:
-
Peixes: Piraputamba, tambaqui, pacu, entre outros. Alguns dos alimentos presentes na dieta desses peixes são insetos, vegetais, microcrustáceos e algas;
-
Aves: Corvo, emas, codornas, inhambus, galinhas, etc. Entre os alimentos presentes em suas dietas, podemos citar frutos, brotos, sementes e até pequenos vertebrados;
-
Mamíferos: Urso pardo, rato doméstico, ser humano, entre outros. A dieta desses animais também é bastante diversificada e incluem os mais diversos itens de origem animal e vegetal.
O urso pardo é um exemplo de animal onívoro e sua dieta consiste em frutas e peixes, entre outros itens
→ Algumas características do sistema digestório de onívoros:
-
O estômago apresenta paredes musculares e produz ácido clorídrico e enzimas;
-
Na boca, há a ação de amilase salivar;
-
O intestino delgado é relativamente longo;
-
Apresenta a região do cólon expandida;
-
A dentição é adaptada para que possam alimentar-se dos mais diversos tipos de alimento. Por exemplo, na espécie humana, encontram-se oito dentes incisivos com função de cortar pedaços de frutas e legumes; quatro caninos que furam e rasgam carne; oito pré-molares e doze molares que atuam triturando os alimentos em geral.
Por Ma. Helivania Sardinha dos Santos