Mamíferos

Os mamíferos são animais que, entre outras características, destacam-se pela presença de pelos em seu corpo e pela capacidade de produzir leite para alimentar seus filhotes.
Os coalas são mamíferos classificados como marsupiais
Os coalas são mamíferos classificados como marsupiais
Imprimir
Texto:
A+
A-

Os mamíferos são animais vertebrados que se destacam pela presença de pelos e glândulas mamárias. Esses animais são extremamente importantes para os seres humanos, fazendo parte da nossa dieta, sendo usados como meio de transporte, para a fabricação de vestuário e até mesmo como companhia. Estima-se que existam cerca de 4800 espécies diferentes de mamíferos.

Características gerais dos mamíferos

Os mamíferos destacam-se, principalmente, pela presença de pelos e pela capacidade de produzir leite. O pelo é uma estrutura que tem origem dérmica e apresenta como funções o isolamento térmico, protegendo o animal contra o frio, camuflagem, comunicação e percepção do meio ambiente.

Em relação à produção de leite, é importante destacar que todas as espécies de mamíferos possuem fêmeas que alimentam seus filhotes com essa substância. Nos machos, a glândula mamária está presente nos grupos dos monotremados e eutérios, entretanto, são raros os casos de produção de leite.

Além das glândulas mamárias, os mamíferos possuem outras glândulas, como as sebáceas e as sudoríparas. As glândulas sebáceas produzem uma substância oleosa denominada de sebo que impermeabiliza e lubrifica o pelo. Já as glândulas sudoríparas atuam na termorregulação, ajudando no controle da temperatura do corpo. Mamíferos apresentam também garras, unhas e cascos, estruturas ricas em queratina que atuam na locomoção, defesa e ataque desses animais.

Os mamíferos também se destacam pelos vários tipos de dentes, adaptados às diferentes dietas desses animais. Os dentes presentes nos mamíferos recebem o nome de incisivos, caninos, pré-molares e molares. Os mamíferos possuem dois conjuntos de dentição. O primeiro conjunto é de dentes de leite, e o segundo, de dentes permanentes. Os molares estão ausentes na dentição de leite.

Todos os mamíferos apresentam coração com quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos, característica também presente em aves. O sistema circulatório é fechado, ou seja, o sangue nunca abandona os vasos, e a circulação é dupla, ou seja, o sangue passa duas vezes pelo coração. Outro ponto importante é a presença de hemácias (glóbulos vermelhos) anucleadas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os mamíferos possuem respiração pulmonar. Os pulmões desses animais são esponjosos em virtude da grande quantidade de alvéolos pulmonares, estruturas em formato de pequenos sacos que são o local para a realização da hematose. Existe ainda a presença do músculo denominado de diafragma, que separa a cavidade torácica da abdominal e garante a eficiência do processo de inspiração e expiração.

O sistema urinário é composto por dois rins, onde é formada a urina. Dos rins, a urina parte pelos ureteres até a bexiga, onde é armazenada até o momento da eliminação pela uretra.

No que diz respeito aos sistemas sensoriais, os mamíferos destacam-se por seu encéfalo bem desenvolvido. Além disso, possuem uma audição e olfato muito acurados. A visão nesses organismos é menos eficiente do que em outros grupos, como as aves.

Os mamíferos são animais que apresentam sexos separados e a fecundação é sempre interna. Existem espécies ovíparas e espécies vivíparas.

Classificação dos mamíferos

Costuma-se dividir os mamíferos em três subclasses:

  • Allotheria: Os representantes dessa classe estão atualmente extintos e provavelmente possuíam os mesmos hábitos de vida dos roedores;

  • Prototheria: Esses organismos, também conhecidos como monotremados, são conhecidos por sua capacidade de botar ovos e por possuírem mamas sem mamilos. Exemplo: Ornitorrincos e equidnas;

  • Theria: Esse grupo inclui os marsupiais e os placentários, pertencentes à infraclasse Metatheria e Eutheria, respectivamente. Os marsupiais (exemplo: canguru) e placentários (exemplo: humanos) podem ser diferenciados, principalmente, pelas características reprodutivas. Os primeiros nascem pouco desenvolvidos, e o segundo grupo nasce em estado avançado de desenvolvimento.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Videoaulas


Artigos Relacionados