Os monotremados são mamíferos primitivos pertencentes à ordem Monotremata e encontrados na região da Austrália, Tasmânia e Nova Guiné. Os representantes desse grupo de animais são o ornitorrinco e a equidna. Eles se assemelham aos demais mamíferos por possuírem pelos e produzirem leite, mas apresentam algumas características específicas, como:
-
Presença de bico córneo nos adultos;
-
Presença de dentes apenas nos filhotes;
-
Ausência de pavilhões nos ouvidos;
-
Ausência de mamilos;
-
Fêmeas ovíparas.
→ Ornitorrinco
O ornitorrinco é o representante mais conhecido desse grupo em razão de suas características bastante peculiares, como a presença de um bico semelhante ao de pato, pés com grandes palmouras, cauda achatada e um esporão ligado a uma glândula de veneno. São aquáticos, alimentam-se de pequenos invertebrados e cavam galerias nos barrancos às margens dos corpos d'água, onde as fêmeas constroem seus ninhos na primavera. Geralmente elas põem de um a três ovos. Quando os filhotes eclodem, eles medem cerca de 2.5 centímetros e alimentam-se lambendo o leite secretado pelas glândulas mamárias, dispostas ao longo do abdome da fêmea, pois ela não apresenta mamilos.
A equidna apresenta, entre outras características, um dorso repleto de espinhos
→ Equidna
A equidna é encontrada na região da Austrália e Nova Guiné. Alimenta-se de insetos e, diferentemente do ornitorrinco, é um animal terrestre. Suas principais características são a presença de um longo e fino focinho; bico utilizado para escavar; espinhos na região dorsal do corpo e patas com garras.
Por Ma. Helivania Sardinha dos Santos